A cidade de São Paulo confirmou nesta terça-feira (23), o primeiro caso de varíola dos macacos num bebê. Esse é o segundo caso da doença em bebês no Brasil.
A outra confirmação é de um bebê na Bahia. A criança infectada em São Paulo tem 10 meses de vida e mora na Zona Leste da capital. Ela está isolada em casa e passa bem. O bebê teve febre e bolas na pele, mas seu quadro é estável.
Dados do último boletim do Ministério da Saúde mostram ainda que o Brasil já é o terceiro país do mundo com mais casos, a maioria deles em São Paulo. Os países que mais lideram o registro de casos são os que compõem o Reino Unido e a Alemanha.
O Ministério da Saúde iniciou no mês passado conversas com a Organização Panamericana de Saúde para a compra de 50 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos. Havia uma previsão de entrega dessas doses até o final deste mês, mas há um atraso.
E agora a previsão, segundo o Ministério da Saúde, é para o início de setembro. Entre os principais sintomas da varíola dos macacos estão: febre; dor de cabeça; dor no corpo; calafrios; caroços no pescoço, axila e virilhas; cansaço e bolhas pelo corpo. Elas começam a surgir de um a três dias após o início desses sintomas.
É muito importante lembrar que “o vírus faz parte da mesma família da varíola e não é transmitido por macacos, mas, sim, de pessoa para pessoa”.
Da Redação