Seis capitais foram listadas entre os melhores lugares do mundo para se viver, segundo levantamento.
O Brasil é reconhecido por sua biodiversidade e cultura. As paisagens naturais, as artes e a gastronomia são alguns dos elementos que fazem com que a nação tenha destaque mundial. A Região Nordeste está entre os destaques quando o assunto é qualidade de vida.
De acordo com o ranking divulgado pelo Ocxford Eonomics, o país tem 29 cidades entre as mil melhores do mundo, avaliando os sistemas econômicos, educacionais e políticos. Na Região Nordeste, Fortaleza (CE) e Natal (RN) são as que ocupam as melhores posições no levantamento, o 496º e o 543º lugares, respectivamente.
Para quem tem o interesse em morar em uma das cidades do Nordeste, é possível procurar imóveis de diferentes formas. Entre as mais tradicionais estão os anúncios e plataformas na internet, as informações diretamente com o proprietário e as agências imobiliárias.
Outra alternativa que vem se popularizando são os leilões de imóveis. Segundo informações da empresa Jusbrasil, a economia em um imóvel leiloado pode chegar a 70% e, por isso, a negociação vem ganhando destaque.
O leilão de imóveis do Banco Itaú é um dos mais populares do país. Segundo os organizadores, são oferecidos mais de 50 imóveis para vendas, com lances a partir de R$48 mil.
Mas antes de procurar um imóvel, é necessário buscar informações sobre a cidade em que se pretende morar. Dados sobre infraestrutura, economia, educação, cultura e lazer podem auxiliar no planejamento da mudança. Também podem ser úteis para quem está em dúvida sobre dois ou mais destinos.
Fortaleza – Ceará
Para quem busca o equilíbrio entre lazer e trabalho, Fortaleza é conhecida pelas paisagens naturais e pela infraestrutura de ponta. A cidade permite aos moradores que estejam próximos a destinos turísticos, como Porto das Dunas e Canoa Quebrada, assim como uma variedade de serviços que atendem todos os públicos.
Foi a cidade do Nordeste que obteve a melhor colocação no ranking do Oxford Economics.
Tem o turismo como uma das principais fontes de renda da economia local. Shoppings, equipamentos culturais, instituições de ensino e hospitais de referência são os diferenciais para quem busca um lugar para morar.
Natal – Rio Grande do Norte
Natal é uma cidade que consegue valorizar a identidade envolta por riquezas naturais, garantindo um crescimento tecnológico de ponta. Está situada a apenas dois graus da Linha do Equador e, por isso, é referência para o lançamento de foguetes. Como resultado, abriga o Centro de Lançamento de Alcântara, um dos maiores centros aeroespaciais do Brasil.
Além disso, a cidade inclui suas diversas atividades de lazer, como praias, dunas e parques, além de centros comerciais. No ranking do Oxford Economics foi o segundo município do Nordeste com melhor colocação.
Aracaju – Sergipe
Aracaju aparece na 573ª colocação das melhores cidades do mundo, segundo o levantamento do Oxford Economics, sendo a terceira da região Nordeste. O município já foi intitulado pelo Ministério da Saúde como “capital da qualidade de vida”.
A cidade é planejada, tem ruas planas e muitas ciclovias, o que facilita o deslocamento dos moradores no dia a dia. O entretenimento é garantido pelas praias, museus e os vários pontos turísticos.
Recife – Pernambuco
Conhecida como Veneza Brasileira, Recife se destaca pela infraestrutura e cultura. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,772, e indica a qualidade de vida que a cidade oferece aos moradores. No ranking do Oxford Economics aparece na 581ª colocação.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto da Longevidade, a partir dos indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Recife é a capital do Nordeste mais bem posicionada no ranking das melhores cidades para pessoas idosas.
Além da beleza das paisagens naturais e dos manguezais, a cidade se destaca pela tecnologia, tendo recebido o selo ouro de Cidade Inteligente, conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Informação (SDECTI).
Há leilão de imóvel em Pernambuco que oferece unidades localizadas em Recife e outras cidades do estado.
Salvador – Bahia
Chamada de “Terra da Alegria”, Salvador é o local para explorar a cultura afro-brasileira, misturada à alegria do povo baiano. Entre os principais atrativos estão as praias, a gastronomia, os monumentos históricos e as artes. O IDH é de 0,759 e, por isso, também é uma referência em qualidade de vida.
No ranking do Oxford Economics, Salvador ocupa a 622ª posição geral, sendo a quinta cidade da Região Nordeste melhor para se viver.
São Luís – Maranhão
Chamada de “Ilha do Amor”, São Luís engloba beleza natural, qualidade de vida e herança cultural. A cidade tem um centro histórico preservado, com as famosas ruas de paralelepípedos e casarões.
Com diversas paisagens, ostenta praias atrativas, como a Praia do Calhau e a Praia Ponta d’Areia. A cultura é diversificada, com destaque para uma das festas mais tradicionais do Brasil: o Bumba Meu Boi.
Outro atrativo é a qualidade da educação. A cidade tem instituições de ensino superior de alto nível, como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que oferecem cursos e oportunidades acadêmicas.
Além disso, São Luís é reconhecida pela sua gastronomia de qualidade pela Unesco, com pratos típicos e bebidas próprias. A cidade oferece variedade de serviços, comércio, turismo e agricultura, e o custo de vida é considerado acessível. No ranking do Oxford Economics, ela ocupa a 633ª posição.
Foto: Freepik