É um costume muito frequente da população de colocar travesseiros e colchões para no sol para tirar mal cheiros ou secar as partes molhadas. Mas essa não é a melhor alternativa, pelo contrário, pode até piorar.
Os travesseiros e colchoes são casa para milhares de ácaros, pequenos aracnídeos de tamanho microscópico que podem viver em diversos tipos de superfícies, como água, solo e até mesmo em animais.
Em entrevista ao Jornal NovaBrasil, Ricardo Moreira, conhecido como Dr. Bactéria, diz que: “Essa ideia de que o sol desinfeta e esteriliza é real, pois ele tem raios ultravioleta.Esse raio não é penetrante, ele pega na superfície. Então se você colocar cobertores no sol vai ter uma ação legal. Mas os travesseiros, pela espessura dele e humidade, não é o mais recomendado, pois pode se tornar um lugar de proliferação de ácaros.”
O especialista também comenta que é estimado que o ser huamno babe cerca de 6 colheres de chá enquanto dorme (a quantidade varia), o que aumenta a huminado dos travesseiros. Essa salivação penetra e essa humidade junto com a poeira doméstica, que é formada em 85% por resto de pele humana, vira um verdadeiro banquete para os ácaros.
Dr. Bactéria completa que: “Os ácaros vão penetrando e ficam no meio do travesseiro. Se você colocar no sol, ele vai esquentar por fora e gerar uma temperatura ideal para o acasalamento dos ácaros, então o seu travesseiro vira um verdadeiro “motel” para os ácaros. Eles se multiplicam e pode causar rinite, chega a ser gatilho para asma e chegam a dar dermatite atópica. Essa é umas das principais razões pelos quais as pessoas acordam de amanhã com sintomas de rinite.”
O ideal é trocar de travesseiro a cada dois anos, pois a partir deste período, um terço dele é formado por ácaros vivos, fezes de ácaros e ácaros mortos. Ricardo Moreira também comenta que, para se ter uma ideia, um colchão de 7 anos está calculado que tenha em torno de 1 trilhão de ácaros.
O Dr recomenda não lavar os travesseiros: “Eu recomendo nunca lavar. Recomendo usar protetores que sejam impermeáveis por dentro e de algodão por fora. É recomendado evitar colocar aqueles cheirinhos nos colchoes, pois são húmidos. Não se deve acordar e arrumar a cama, o ideal é acordar e arrumar cerca de 1 ou duas horas depois, para ela secar. Devemos tomar cuidado ao colocar humidificadores e bacias de água.”
Confira a entrevista completa com o jornalista Heródoto Barbeiro ao programa “Jornal NovaBrasil“: