Japão retira embargo da importação de frango de Santa Catarina

O Japão suspendeu ontem o embargo da importação de carne de frango catarinense. A notícia foi divulgada pelo governo de Santa Catarina em comunicado.

Segundo a nota, conforme as normas sanitárias japonesas, após uma análise de 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.

O país asiático suspendeu no dia 17 de julho a importação de produtos avícolas de Santa Catarina após a confirmação de caso de gripe aviária em uma ave de produção de subsistência no Estado.

No ano passado, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o Japão renderam ao estado catarinense cerca de 310,8 milhões de dólares, o equivalente a mais de 14% da receita total das exportações desses produtos, segundo o governo catarinense.

Com o anúncio da suspensão em julho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o governo de Santa Catarina iniciaram um trabalho com autoridades japoneses para discutir o caso.

Na semana passada o Japão retirou o embargo sobre a importação de produtos do Espírito Santo. As exportações de produtos avícolas do Estado para o Japão estavam embargadas desde 28 de junho, após a confirmação de um foco de gripe aviária em produção doméstica no Estado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS