Um jovem de 19 anos confessou ter participado do incêndio que destruiu um ônibus do transporte público de Jacareí, registrado no fim do mês passado. A confissão aconteceu durante uma abordagem da Polícia Militar no bairro Rio Comprido, na noite de terça-feira (1º).
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais patrulhavam a região quando avistaram um rapaz em atitude suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, ele teria feito um movimento brusco na cintura, simulando esconder algo. Durante a revista, os agentes encontraram apenas um celular, que foi apreendido.
As roupas que o jovem usava — calça jeans e tênis — chamaram a atenção dos policiais por coincidirem com imagens divulgadas pela inteligência da Guarda Civil Municipal. As imagens são de um dos suspeitos envolvidos no ataque ao coletivo.
Questionado, o homem confessou ter participado do crime. Segundo os policiais, o jovem contou que ajudou a retirar passageiros do ônibus antes de o grupo atear fogo no veículo. Ele afirmou também ter arremessado pedras contra o coletivo, contribuindo para a destruição do bem público.
Ainda durante a abordagem, o suspeito alegou que sua motivação foi a morte de um primo, ocorrida durante uma ação da Polícia Militar, o que teria causado comoção no bairro onde mora.
Apesar da confissão, ele não foi preso porque não estava em flagrante. Também não pôde prestar depoimento formal, já que a lei impede esse procedimento durante o período noturno. Ele foi intimado a retornar à delegacia nesta quarta-feira (2) para ser ouvido oficialmente.
O celular apreendido foi lacrado e será periciado. O caso segue sob investigação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jacareí e está sendo tratado como incêndio criminoso e dano ao patrimônio público.
Relembre o caso
Um ônibus do transporte coletivo de Jacareí foi incendiado na noite do dia 25 de junho, após ser interceptado por criminosos armados. O caso aconteceu por volta das 18h40 na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Rio Comprido, e terminou com o coletivo incendiado na Rodovia Geraldo Scavone.
Segundo a Prefeitura de Jacareí, um veículo da linha 11 (Rio Comprido) foi invadido por cerca de dez indivíduos armados. Os criminosos obrigaram os passageiros a descerem e forçaram o motorista a conduzir o ônibus até a rodovia, onde atearam fogo no veículo e fugiram.
Veja um vídeo, registrado por moradores da cidade, que mostra o ônibus em chamas:
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. Ao chegar, as equipes constataram que o incêndio havia sido provocado de forma intencional. Outro ônibus também foi atingido pelas chamas, mas o fogo foi controlado e o local deixado em segurança, sob os cuidados da Polícia Militar.
Minutos após os ataques, por volta das 19h30, um homem de 25 anos foi preso em flagrante nas proximidades do local. Ele estava armado, usava uma balaclava e, ao ser abordado, teria confessado envolvimento no crime. O suspeito contou aos policias que recebeu R$ 50 para participar do atentado.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, o motorista de um dos ônibus informou aos investigadores que, durante o ato, os criminosos disseram que “a briga deles era com a PM” e que a ação estava sendo praticada “em razão de um óbito decorrente de intervenção policial”.


