Obra para contenção de encosta do Monte Serrat, em Santos, entra na etapa final

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

As obras de contenção da encosta do Monte Serrat, em Santos, entraram na última etapa. O projeto contempla novo sistema de drenagem. A valeta na lateral da escadaria que os moradores utilizam para acessar o morro é insuficiente para escoar toda a água da chuva. Por isso será construída uma escada drenante, sistema que contempla o dispositivo de drenagem e a escada para os moradores e visitantes do morro.

A obra que visa estabilizar encosta do morro santista deve ser entregue até agosto. A obra no Caminho da Pedreira é um investimento de R$ 3,1 milhões, recursos de convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

“A escada hidráulica será construída sob a escadaria, o que vai possibilitar o correto escoamento das águas em dias de chuva forte, sem prejudicar a passagem dos pedestres”, explica o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

De acordo com a Prefeitura de Santos, o objetivo da obra no Monte Serrat é proporcionar mais segurança para a população. Por isso a obra, além de contar com serviços de drenagem, incluiu a implantação de solo grampeado para estabilidade da encosta.

Essa técnica de engenharia inclui escavação, perfuração, instalação dos grampos (barras de aço) e colocação de drenos. Além de aplicação de concreto projetado e, em algumas áreas, uma geomanta flexível com grama, específica para taludes, que facilita o crescimento da vegetação.

A obra no Monte Serrat está inserida no Programa Santos Mais Bonita, que prevê um investimento de R$ 97,5 milhões nos morros, em obras de segurança, acessibilidade e zeladoria como contenção e drenagem, pavimentação de ruas, manutenção de escadarias, entre outras melhorias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS