A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana ligada à Embraer, divulgou nesta terça-feira (28) uma gravação do primeiro teste de motor do protótipo do “carro voador” – veja abaixo.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a empresa, o teste foi realizado na planta industrial da Embraer em Gavião Peixoto. O motor mostrado no vídeo é o pusher, que fica na cauda da aeronave e é responsável propulsão do veículo durante o voo.
O teste avaliou o desempenho e a comunicação com a estação de controle remoto, sendo crucial para validar o funcionamento adequado do motor e dos inversores.
Com quase três mil encomendas, os eVTOLs da Embraer passam por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.
Segundo a Eve, a expectativa é que em 2027 seja feita a certificação do modelo pela Anac, ocorram as primeiras entregas do carro voador e a aeronave entre em operação. Antes, a previsão da empresa era de que os primeiros modelos chegassem ao mercado em 2026.



