Cuca deixa o comando do Corinthians em meio à pressão por caso de estupro

Treinador Cuca, durante a partida entre Corinthians e Remo, válida pela 3 fase da Copa do Brasil, realizado na Neo Química Arena, nesta quarta-feira (26) | Foto: VINICIUS RICARDO DOS SANTOS/Onzex Press e Imagens/Folhapress
Treinador Cuca, durante a partida entre Corinthians e Remo, válida pela 3 fase da Copa do Brasil, realizado na Neo Química Arena, nesta quarta-feira (26) | Foto: VINICIUS RICARDO DOS SANTOS/Onzex Press e Imagens/Folhapress

O técnico Cuca anunciou a saída do Corinthians logo após a vitória contra o Remo nos pênaltis, que classificou o alvinegro para as oitavas de final da Copa do Brasil.

O treinador não suportou a pressão de parte da imprensa e da torcida devido à condenção por estupro de uma menor na Suíça, em 1989, quando tinha 23 anos e era jogador do Grêmio.

Em pronunciamento no início da madrugada desta quinta-feira (27), após o jogo contra o Remo, na Neo Química Arena, Cuca disse que tomou a decisão de deixar o Corinthians menos de uma semana após assumir o cargo, atendendo a um pedido da família.

“Chega um momento assim que, sinceramente, vou fazer 60 anos no mês que vem. Você pesa o que vale a pena e o que não vale. Nesse momento, quero fazer valer a pena a minha família, que é a coisa mais importante no mundo. Não esperava essa avalanche aqui, são coisas que aconteceram há muito tempo e trazidas como se tivessem acontecido ontem. Fui julgado e punido pela internet. Isso tem consequência muito grande”, disse o técnico Alexi Stival.

Os protestos contra Cuca começaram logo após o anúncio de seu nome como técnico do Corinthians. No dia de sua apresentação houve manifestações em frente ao Centro de Treinamento Joaquim Grava. Na entrevista coletiva, o treinador afirmou que é inocente e demonstrou confiança em seguir no cargo com o apoio que tinha da diretoria do clube alvinegro. Houve protestos também do time feminino do Corinthians, que lembrou o movimento “Respeita As Minas”.

A pressão aumentou na terça-feira (25). Em entrevista ao Portal UOL, o advogado Willi Egloff, que representou a vítima de estupro na Suíça, afirmou que a menina reconheceu Cuca como um dos agressores. Egloff também confirmou a informação do jornal “Der Bund”, de Berna, que informou na época que o sêmen do brasileiro foi encontrado na garota

Dentro de campo, o treinador estreou com derrota por 3 a 1 para o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro. Na noite de ontem, a vitória no tempo normal contra o Remo por 2 a 0 para levar o jogo na decisão por pênaltis foi dramática. O timão marcou no início do jogo com Ádson e só fez o segundo gol aos 48′ do segundo tempo. Nos pênaltis, a vitória foi por 5×4, com o goleiro Cássio defendendo uma cobrança.

No pronunciamento em que anunciou sua saída do Corinthians, Cuca disse que contratou dois advogados para fazer sua defesa e agradeceu ao presidente Duílio Monteiro Alves.

“Não era o que queria, foi um pedido de minha família. Amanhã estarei em casa, vou cuidar de vocês”, disse Cuca, que falou da contratação de advogados. “Quem, julga, pode ser julgado”, afirmou. “Quero agradecer o presidente (Duílio Monteiro Alves), já havia tomado esta decisão ontem (terça-feira). Ele é um cara do bem, é como se fosse mais um, simples, humilde… Ele está sofrendo pressão enorme, não é justo deixar ele, os jogadores, Alessandro (diretor) sob esta pressão. Agradecer os jogadores também que compraram meu barulho, minhas ideias… se Deus quiser eu volto um dia para fazer um trabalho do começo ao fim.”

O Corinthians volta a campo no sábado (29) contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pelo Campeonato brasileiro, às 18h30, em busca da sua primeira vitória na competição. O Corinthians sonha com o retorno de Tite, campeão mundial de clubes em 2012, mas o ex-técnico da seleção brasileira descartou, anteriormente, a possibilidade de voltar a trabalhar neste ano.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS