Com recorde de Marta, Brasil vence a Itália e enfrenta forte seleção nas oitavas

Com 17 gols, Marta passa os números de gols do alemão Klose e se torna a maior artilheiras das Copas feminina e masculina

0
Foto: CBF

Nesta terça-feira (18), o Brasil venceu a Itália por 1 a 0, se classificando para a próxima fase da competição. O time de Vadão terminou em terceiro colocado no Grupo C e agora espera França ou Alemanha, dependendo dos resultados. O único gol da partida foi marcado pela Marta, que agora é a maior artilheira das Copas.

A seleção brasileira vinha para o duelo contra as italianas tentando superar a virada para as australianas, a ausência da Formiga, por suspensão, e, principalmente, a perda da Andressa Alves na competição. A camisa sete era mais uma atleta que teve que abandonar a Copa do Mundo por causa de lesão. Sem as duas jogadoras, Andressinha e Ludmila eram as novidades para a partida.

No primeiro tempo, a primeira chegada com perigo foi da Itália, pelo frágil lado direito brasileiro. Em um contra-ataque, a atacante Bonansea, na entrada da área, chutou rasteiro para grande defesa da goleira Barbara. O Brasil tinha maior posse de bola e, aos poucos, foi conseguindo criar jogadas de perigo, inclusive com bola parada. Aos 16 minutos, após escanteio, Debinha desviou de letra e quase mandou para o fundo das redes. No minuto seguinte, Marta cobrou o escanteio fechado, e a goleira Giuliani ganhou de Cristiane para tirar de soco quase na linha do gol.

O domínio verde e amarelo diminuiu quando a Azzurra balançou as redes, mas foi anulado. Aos 28 minutos, Girelli recebeu sozinha na área, driblou Letícia e, com muita categoria, mandou para o fundo das redes. Mas, a camisa 10 estava em impedimento. A Itália entendeu que o melhor caminho era pelo lado direito. A marcação era tão frágil que Marta voltava para ajudar a cobrir o setor. Antes de ir para o intervalo, a zagueira Mônica trocou de lado com a Kathellen, na tentativa de equilibrar na direita.

O segundo tempo foi de pressão brasileira. A equipe de Vadão sabia que para ter uma oitava de final mais tranquila, precisava da vitória. Aos 10 minutos, Kathellen cobrou uma falta na área da Itália e a bola tirou tinta da trave, quase o primeiro gol. Aos 19, Ludmila cruzou a bola para Bia Zaneratto, que havia entrado no lugar da Cristiane, e a atacante desviou de calcanhar, mais uma chance perdida.

Aos 26 minutos, Debinha, um dos destaques da partida, arrancou e quando entrou na área, foi derrubada, pênalti para o Brasil. Marta foi para a cobrança, se concentrou, pois sabia da importância do gol, e marcou. Eis o gol brasileiro e o 17º da camisa 10. E quem estava acompanhando a partida, pôde testemunhar um momento histórico e a grandeza de Marta, que, além de ser a maior vencedora de melhor do mundo, agora é a maior artilheira das Copas, tanto feminina quanto masculina, desbancando o alemão Klose.

Nos momentos finais, a goleira Barbara voou como super heroína para evitar o gol de empate italiano. A vitória por 1 a 0 classificou o Brasil de forma agridoce. Mesmo derrotada, a Itália avançou como primeira colocada, seguida pela Austrália, que goleou a Jamaica por 4 a 1 e, deixou a seleção brasileira em terceiro. Agora, nas oitavas, o Brasil tem pela frente ou a França, mais provável, ou a Alemanha, a partir de combinação de resultados.