O Corinthians não teve dificuldades para vencer o Vasco da Gama neste sábado (29), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Neo Química Arena. Com direito a golaços, o Timão aplicou 3 a 1 e subiu na tabela, enquanto o rival segue na lanterna do Brasileirão.
Só que esta partida não pôde ser acompanhada pela torcida no estádio, já que o clube foi punido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em razão dos gritos de homofobia emitidos pela torcida no duelo contra o São Paulo. O caso ocorreu no dia 14 de maio deste ano e a equipe foi condenada.
Ainda assim o desempenho do time de Vanderlei Luxemburgo foi satisfatório. Desde os primeiros minutos de jogo, o Corinthians foi dominante e logo aos 18 minutos, abriu o placar com Maycon após jogada bem trabalhada por Renato Augusto e Adson.
Aí o Vasco saiu mais ao ataque, pressionou o Corinthians e chegou a criar pelo menos duas boas chances de empatar, mas não obteve êxito. No fim, o time da casa soube utilizar a vantagem para trocar passes, girar a bola e afastar qualquer possibilidade de ataque vascaíno.
No segundo tempo, foram os vascaínos que se lançaram ao ataque, mas isto fez com que espaços fossem abertos. Assim, o Corinthians chegou ao segundo gol com Yuri Alberto, após ótimo passe de Ruan. O cruz-maltino não se abateu e de tano insistir, chegou a descontar depois de bela jogada de Orellano e conclusão de Gabriel Pec.
No entanto, antes que o Vasco pudesse pensar em hipótese de empate, o Corinthians resolveu o jogo no lance seguinte. Yuri Alberto tentou um cruzamento e Paulinho desviou a bola com a mão. O pênalti foi marcado e Róger Guedes, com categoria, deu números finais ao confronto.
A vitória leva o Corinthians para a 14ª posição na tabela, com um jogo a menos. O Timão está em alta e, aos poucos, vai se distanciando do grupo dos quatro últimos colocados. Já o Vasco, que também tem uma partida pendente, continua com nove pontos ganhos, na 20ª colocação da Série A do Brasileirão.