Fim do tabu: Botafogo empata o jogo e vai à segunda fase da Copa do Brasil, pela primeira vez na sua história

Placar de 0 a 0 deu vantagem ao time de Ribeirão, que estreava o técnico Adilson Batista, contra o Parnahyba do Piauí

0
Foto: Luiz Cosenzo / Agência Botafogo

Botafogo e Parnahyba do Piauí estrearam na Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (1), no Estádio Pedro Alelaf, na cidade de Parnaíba, litoral do Estado do Piauí. O time de Ribeirão Preto, que fazia a sua quinta participação no torneio, trazia no banco seu novo técnico, Adilson Batista. O empate de zero a zero classificou, pela primeira vez na história, o time de Ribeirão à segunda fase do torneio.

A partida

O jogo começou com o time da casa mais incisivo. Aparentemente não seria essa a narrativa esperada pelo time de Ribeirão que, superior tecnicamente, dominaria o jogo. No entanto, o Parnahyba mostrou que não seria uma equipe fácil de ser batida. O Botafogo não jogou bem na primeira etapa. O time da casa levou perigo em algumas situações, revelando a fragilidade da defesa, principalmente nas laterais, com ênfase à lateral direita.

O Pantera chegou ao gol adversário, e não poderia ser diferente, mas não o suficiente para abrir o placar. Certamente foi o time que levou mais perigo, mas a verdade é que também levou sustos que poderiam ser evitados.

O meio campista Tomás Andrade, que fazia sua estreia no time de Ribeirão, mostrou qualidade e se destacou como um dos melhores em campo, mas não tinha condição física para aguentar o jogo todo. O ataque, no entanto, foi bem inoperante, já que a falta de um centro avante rompedor foi crucial.

A segunda etapa

Quem esperava um Botafogo mais agressivo no segundo tempo decepcionou-se. O time foi massacrado pelo adversário e assistia passivamente ao domínio do Parnahyba. O técnico Adilson Batista mexeu na equipe, mas não conseguiu dar criatividade e organização ao meio do campo e ao ataque.

O melhor jogador em campo, certamente, foi o goleiro do Pantera, Mateus Albino. Suas defesas foram decisivas para a manutenção do time na Copa do Brasil.

O Pantera pouco chegou ao gol do time da casa. Quando o fez foram chutes de longa distância, abusando de cruzamentos que, quase sempre, acabavam desfeitos pela defesa.

Apesar de um futebol precário e, beneficiado pelo regulamento, que dá vantagem do empate ao time visitante, o Botafogo passou, pela primeira vez na história, à segunda fase da Copa do Brasil. O adversário será o São Raimundo, de Roraima.

Pelo campeonato paulista, o Fogão joga contra o São Paulo, domingo (5), às 16 horas, no Estádio Santa Cruz, buscando a sua classificação no Paulistão 2023.