Para ficar na historia! Portuguesa Santista é campeã da Copa Paulista pela primeira vez

Créditos: Divulgação/Douglas Teixeira (Agência Briosa)

Dia 14 de outubro de 2023. A data está marcada para sempre na história da Associação Atlética Portuguesa, campeã pela primeira vez da Copa Paulista. No Estádio Martins Pereira, a Briosa sofreu, mas conseguiu superar o fato de estar com dez jogadores em campo, arrancou o empate em 2 a 2 contra o São José e ergueu a taça da competição neste sábado (14/10).

Créditos: Divulgação/Douglas Teixeira (Agência Briosa)

A vantagem que era interessante, se tornou mais favorável para a Portuguesa Santista ainda no primeiro minuto de jogo. Após a bola parar no zagueiro Matheus Abreu, do São José, que vacilou, Franco pegou a bola na entrada da área e mandou um chutaço, acertando o ângulo do goleiro Luis Augusto, fazendo 1 a 0 para a Briosa.

Só que na sequência, a Águia do Vale passou a pressionar e o goleiro Wagner teve de fazer grande defesa aos 11 minutos, em finalização de Rodrigo Andrade. Enquanto a Portuguesa Santista tentava se defender, os joseenses vieram para cima e até empataram com Rafael Tanque, aos 27 minutos. Porém o impedimento foi assinalado e confirmado pelo VAR.

A pressão da Águia do Vale continuou intensa e aos 39, Serafim foi derrubado por Michel na área. Pênalti marcado e aos 42, Rafael Tanque deixou tudo igual. O gol desestabilizou a Briosa de tal forma que dois minutos depois, o zagueiro Flávio, foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Antes, ele retardou uma cobrança de lateral ainda no começo do jogo. O clima de tensão pairou no estádio Martins Pereira para ambas as equipes.

Segundo tempo

Veio o segundo tempo e com 10 em campo, o técnico Sérgio Guedes teve de recuar a equipe. Enquanto a Portuguesa recuava, o São José insistia. Primeiro aos cinco minutos, Rodrigo Andrade cobrou falta e Wagner teve de fazer ótima defesa. Só que a pressão estava intensa e o São José foi recompensado com a virada. Aos 11 minutos, a bola foi cruzada rasteira para a grande área e Rafael Tanque, de novo, fez 2 a 1.

O São José ficou animado e passou a ficar mais no campo da Briosa. No entanto, o adversário passou a conseguir ter mais posse de bola e rondar mais a área dos donos da casa. As bolas aéreas viraram a arma da Portuguesa para tentar o empate.

E se tudo estava favorável para o São José, a tensão voltou, porque aos 28 minutos, os donos da casa também ficaram com um a menos em campo. O meia Gustavo Nicola recebeu o segundo cartão amarelo após falta e acabou expulso. Com isso, as duas equipes ficaram com dez jogadores cada.

A partir daí, as duas equipes passaram a buscar o gol da sua maneira. O São José pressionando de todas as formas, enquanto a Briosa se defendia e apostava na bola parada ou no contra ataque. E a Portuguesa se deu melhor com a bola parada. Aos 47 minutos, após cobrança de falta, o goleiro Luis Augusto falhou ao tentar segurar a bola, que escapou e Jean Henrique mandou para as redes.

O jogo seguiu até aos 51 minutos e o São José teve excelente oportunidade com Matheus Abreu, de cabeça, mas a bola foi por cima. Assim, o jogo terminou e a Portuguesa Santista se sagrou campeã da Copa Paulista pela primeira vez. O clube poderá escolher qual competição nacional vai disputar em 2024, se é a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS