Quem é Endrick, a joia de 16 anos que vale quase 400 milhões de reais?

Foto: Léo Sguaçabia

A categoria de base do Palmeiras está em alta nos últimos anos. Bi-campeão da Copa São Paulo, ganhando títulos em todas as categorias, desde o sub-11 até o sub-20. Com isso, jogadores estão se destacando no mercado da bola. O principal deles é o Endrick, que completou 16 anos em julho de 2022 e em outubro tornou-se o mais jovem atleta a jogar pelo Palmeiras em 108 anos de história. 

E quando marcou o primeiro gol como profissional, menos de um mês após o primeiro jogo, virou, também, o mais jovem a balançar as redes pelo Verdão.

Mas o jovem que brilha desde 2016 no Palmeiras, por pouco não foi para o rival de “muro”.

Isso mesmo, Endrick quase foi jogador do São Paulo. O menino, natural de Brasília, tinha apenas algumas condições para mudar de cidade: casa para a família e emprego dentro do próprio clube para o pai ficar perto do filho. 

O tricolor e o Corinthians ofereceram apenas R$ 150 em ajuda de custo para o menino. Já o Santos ofereceu um teste, mas a família teria que pagar do próprio bolso o deslocamento até o Litoral Sul Paulista.

Com isso, o Palmeiras ofereceu tudo o que a família queria e ficou com a jovem promessa nas categorias de base. Sousa, pai de Endrick, trabalhou por três anos como auxiliar de limpeza da Academia de Futebol. E ganhou do clube o livre acesso a todas as partidas da base.

Artilheiro nas categorias de base

O menino de Brasília sempre pulou etapas no Palmeiras. Com 11 anos já jogava no sub-15 e com 15 já jogava no sub-20. Por isso, o garoto marcou incríveis 161 gols em 188 partidas do sub-11, 13, 15, 17 e 20.

Ele foi artilheiro de Campeonatos Paulistas, Campeonatos Brasileiros, Copas do Brasil, Copa São Paulo de Futebol Jr, e nas diversas categorias da base palestrina. E muitos desses 161 gols foram nos rivais do Palmeiras. 

Estreia no profissional

No Brasil, os jogadores só podem estrear pelo time profissional com 16 anos. O “Natal” palmeirense em 2022 tinha uma data marcada: 21 de julho. 

Mas o treinador Abel Ferreira segurou o menino por dois meses e meio antes de, finalmente, fazer o primeiro jogo como profissional.

Em 6 de outubro de 2022, Endrick jogou a primeira partida profissional. Entrando aos 23 minutos do segundo tempo no confronto contra o Coritiba. O jogo estava 3 a 0 quando ele entrou. Participou bem das jogadas e quase marcou duas vezes, mas viu o verdão ganhar por 4 a 0.

O primeiro gol

Não demorou muito para ele marcar: 26 de outubro de 2022. Vinte dias depois do primeiro jogo, o Verdão foi, curiosamente, a Curitiba, mas para enfrentar o rival do Coxa, o Athlético. Empatando em um a um, Endrick entrou no decorrer do segundo tempo e ajudou, e muito, o Palmeiras. Aos 14 do segundo tempo, ele marcou o primeiro gol de sua carreira profissional. Como se já não bastasse a alegria, Endrick marcou outro na partida.

Venda para o Real Madrid

Desde a base, Endrick foi preterido por grandes clubes da Europa. Mas o Palmeiras só negociaria o jovem com o pagamento integral da multa: 60 milhões de Euros. E depois de muita conversa com Barcelona, PSG, City, o Real Madrid ganhou a disputa e pagou o valor que o Palmeiras queria. Não só isso. Para ter os 60 milhões livres em seus cofres, o Palmeiras negociou e os espanhóis desembolsaram 72 milhões de euros no negócio. Como ele só pode ser transferido quando fizer 18 anos, o torcedor palmeirense tem mais 1 ano e meio para “curtir” o garoto nos gramados brasileiros.

*Edição: Nayara Francesco

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS