O Centro Histórico de Santos terá a cultura portuguesa como destaque neste final de semana. Vem aí mais uma edição da Festa de Portugal e a expectativa é que mais de 20 mil pessoas compareçam ao Valongo no sábado (10) e no domingo (11). O foco, além de conferir o melhor da cultura, história e música portuguesa, a gastronomia do país também será muito procurado pelo público.
O palco da 14ª edição do evento, mais uma vez será o Largo Marquês de Monte Alegre e é organizado pela Escola Portuguesa com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur).
No palco montado em frente ao Santuário do Valongo, haverá apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da Capital.
Durante os dois dias, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.
No sábado, a concentração da festa será às 9h na Praça Mauá no ponto de embarque do bonde, que estará enfeitado com as cores e bandeiras de Portugal. De lá partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa.
O cortejo festivo seguirá com alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo. Ao som de canções portuguesas, os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo, autoridades, integrantes das entidades e dos ranchos, com seus pavilhões, além dos componentes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não irão se apresentar no palco.
No espaço kids montado nos Arcos do Valongo, nos dois dias, das 13h às 18h, haverá brincadeiras como corrida de rolimã e de bambolês, dança da cadeira, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba-latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos para pinturas com tema da festa e coelhinho sai da toca.
Além disso, serão promovidas oficinas de slimes, de confecção de chaveiros, de balões, de boneco na bexiga, de biscuit, competição de chute à lata e corrida de pedra, papel e tesoura. Das 9h às 18h, haverá ainda tobogã inflável e cama elástica para as crianças brincarem.
Culinária
A novidade para esta edição é a praça da alimentação que será ampliada e pela primeira vez. Devido a expectativa de um grande público, a praça ficará nos Arcos do Valongo, com maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras.
Pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, com parte da renda revertida para a Escola Portuguesa, que também vai oferecer pastéis de Belém, doces conventuais variados e o delicioso arroz de Braga. Entre os pratos principais disponíveis haverão o pão, bolo do caco na chapa com manteiga d’alho, espetinho no pau de louro, punheta de bacalhau, bolo preto e bolo de mel, licores, poncha e chopp de Vinho.
E claro, o tradicional bolinho de bacalhau e salada de bacalhau com grão de bico, bifanas, pasteis e muito mais.