Ipec RJ: Claudio Castro tem 47%; Marcelo Freixo

Estadão Conteúdo

Pesquisa eleitoral para governador do Rio realizada pelo Ipec e divulgada neste sábado, 1º, pela TV Globo indica que o governador e candidato à reeleição Cláudio Castro (PL) lidera com 19 pontos porcentuais sobre o segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB). Castro tem 47% dos votos válidos, um ponto porcentual acima do registrado na pesquisa anterior. Freixo recuou três pontos, de 31% para 28%. Excluindo votos nulos e indecisos, o resultado deixa Castro muito próximo dos 50% mais 1 necessários para vencer a disputa no primeiro turno. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Em seguida, aparece Rodrigo Neves (PDT), que oscilou de 9% na pesquisa anterior para 11% agora, Cyro Garcia (PSTU) cresceu dentro da margem de erro de 3% para 4%. Paulo Ganime (Novo) manteve os 3% da pesquisa anterior. Wilson Witzel (PMB), Juliete Pantoja (UP) e Eduardo Serra (PCB) aparecem empatados com 2% cada. Luiz Eugênio (PCO) teve apenas um ponto percentual.

Considerando todas as respostas dos eleitores consultados, Castro tem 36% dos votos no primeiro turno e Freixo, 22%. O levantamento indica que o porcentual de indecisos é de 10%. Brancos e nulos somam 13%. Em um cenário de segundo turno entre os dois, o Castro seria eleito com 48% e Freixo chegaria a 33%, mostra o instituto.

No índice de rejeição, o ex-governador Wilson Witzel lidera a lista, apontado por 40% dos entrevistados. Em segundo lugar, está Marcelo Freixo (30%) e, em terceiro, Cláudio Castro (20%).

A pesquisa Ipec ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 45 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-01526/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05823/2022.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS