Justiça anula condenação do ‘Maníaco da Peruca’ por assassinatos em série no litoral de SP

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) anulou o julgamento de Flávio Nascimento Graça, o dentista conhecido como ‘Maníaco da Peruca’. Ele tinha sido condenado a 60 anos de prisão em regime fechado por três homicídios e duas tentativas. Com a anulação, a condenação também foi anulada. Um novo julgamento deverá ser realizado.

O dentista Flávio ficou conhecido como o ‘Maníaco da Peruca’ em 2014, após atirar contra os donos e uma funcionária de uma clínica odontológica concorrente. Ele cometeu o crime usando como disfarce uma peruca loira e um óculos escuro. Atualmente, ele está preso na Penitenciária José A. C. Salgado, a P-II de Tremembé, no Vale do Paraíba. Antes de ser detido em 2018, passou quatro anos foragido.

A decisão foi publicada na última quarta-feira (24). Segundo a publicação, os desembargadores do TJ-SP explicaram que o julgamento foi anulado por entenderem que o Tribunal do Júri não levou em conta as provas apresentadas no caso.

O desembargador Diniz Fernando Ferreira da Cruz, relator do recurso do TJ-SP, apontou que os julgadores deveriam ter votado se o réu tinha noção do que estava fazendo, devido a uma transtorno mental.

O voto dos membros do júri deveria ser unânime, o que não aconteceu. Eles consideraram Flávio consciente dos atos em três dos casos e não consciente em dois. Cruz apontou se tratar de um conflito , mas juiz ignorou a situação e condenou o réu a 60 anos de prisão.

O desembargador exemplificou a “incoerência” na decisão do júri. No crime de 15 de julho de 2015, três foram as vítimas: Aldacy, Arnaldo e Alex. Eles estavam juntos quando foram baleados, sendo que os dois primeiros morreram. Os jurados consideraram Flávio não consciente dos atos apenas em relação aos homicídios.

Motivação do crime

Flávio é apontado como autor de três homicídios dolosos, quando existe a intensão de matar, e duas tentativas de homicídio contra os donos e uma ex-funcionária de uma rede de clínicas dentárias que tinha unidades na Baixada Santista. A rede seria concorrente ao consultório do ‘Maníaco da Peruca’.

Depois de analisar imagens de monitoramento, a polícia descobriu que Flávio monitorava os passos das vítimas e, de acordo com a investigação, cometeu os crimes por vingança. Pouco tempo antes, o dentista havia declarado falência e , como desculpa, declarou que só faliu por conta da concorrência. O réu foi preso quatro anos após o primeiro crime.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS