Pix automático traz benefícios aos consumidores, diz especialista

Transferência via Pix / Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Transferência via Pix / Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central anunciou que a modalidade do Pix Automático estará disponível a partir 28 de outubro de 2024.

Na avaliação de Hugo Garbe, professor e Doutor em Economia, a medida deve facilitar a vida dos consumidores: “Os bancos não vão precisar mais fazer o convênio, ele vai ser válido para substituir o débito automático. Ele pode até melhorar a programação financeira das pessoas. Outro ponto vantajoso é que o pix vem como uma alternativa sem custo para o consumidor.”. A afirmação foi feita em entrevista ao vivo no “Jornal Nova Brasil”, apresentado pelo jornalista Heródoto Barbeiro.

O órgão publicou as novas regras de funcionamento para a transação de dinheiro e agora a modalidade vai funcionar como uma espécie de débito em conta para pagamentos de contas de água, luz, mensalidades, entre outros. Este formato também vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas e é possível realizar o pagamento acima do limite, desde que o indivíduo avise o banco.  

As empresas também deverão oferecer a possibilidade de pagar via Pix, independente da bandeira bancária do consumidor.

O especialista também conta que o Banco Central tem estudado mais mudanças tecnológicas, que podem ser aliadas na segurança dos usuários: “O Banco Central já está desenvolvendo uma tecnologia, diria que em um futuro próximo, você não precisa entrar no seu banco para fazer uma transferência. O que é, inclusive, muito mais seguro.”

Confira a entrevista completa com Hugo Garbe ao “Jornal Nova Brasil” :

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS