Programa oferece 100 vagas em Ribeirão Preto

Frente de Trabalho é voltado para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social, oferecendo qualificação profissional e renda

0
Foto: AFP

O município de Ribeirão Preto está oferecendo 100 vagas para as pessoas que quiserem fazer parte da Frente de Trabalho, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, através do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego.

Criado em 1999, o Programa conduz uma série de iniciativas voltadas à geração e manutenção de empregos no território paulista. Vale destacar que a iniciativa proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Isso ocorre com atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.

Os ribeirão-pretanos interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que fica na Secretaria Municipal da Administração, no Morro São Bento, das 8h às 16h.

O programa

O bolsista da Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização.

Os participantes recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. Eles prestam serviços de interesse local (quatro dias da semana – seis horas por dia) e frequentam o curso de qualificação profissional, um dia por semana. Ao todo, são 150 horas de capacitação.

O público-alvo do programa é composto por trabalhadores desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no território paulista.