O Aeroporto de São José dos Campos, anunciou hoje(10) uma parceria com a VertiMob Infrastructure para implementar um Vertiporto, espaço destinado à manipulação de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL), conhecidos popularmente como ‘carros voadores’.
Leia mais notícias da região aqui
Os trabalhos estão previstos para serem iniciados a partir de 2025, com conclusão esperada até 2027. A iniciativa visa não apenas estabelecer uma infraestrutura adequada para suportar essas novas formas de transporte aéreo, mas também participar ativamente do processo regulatório junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nesta fase o Vertiporto será experimental, implantado na área de teste de motores do aeroporto um espaço considerado adequado para este período.
O planejamento para a implantação do aeroporto vertical está alinhado com a previsão de início das operações dos carros voadores no Brasil, conforme indicado pela Embraer, fabricante dos eVTOLs. A expectativa é que essas aeronaves estejam operando até o final de 2026.
Segundo a Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana responsável pelos eVTOLs da Embraer, já existem cartas de intenção para até 2.850 carros voadores, abrangendo operadores de helicópteros, companhias aéreas e plataformas de voos compartilhados ao redor do mundo.
*Texto de Letícia Silva supervisionado por Gabriela Leite