Apesar de levar o nome da capital pernambucana, não se sabe exatamente onde ele nasceu ou quem o criou. Mas o fato é que o pão recife se espalhou e agrada os paladares de diferentes regiões do Brasil.
Ele é mais presente no Nordeste, inclusive virou o “queridinho” da região! O professor na Escola Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria, Hallyson Cezar Silva, explica que existe até uma competição para mudar o nome do pão Recife em algumas regiões:“Já ouvi falar que outras capitais ali da região, como Natal e João Pessoa, reivindicam a autoria desse pãozinho. Essas outras duas capitais reivindicam essa criação.”.
Rodrigo Coutinho, professor na área de alimentos do SENAI Pernambuco, conta que a farofinha crocante é um dos principais destaques do pãozinho: “Ele tem uma característica exclusiva dele, vai uma farofa crocante, que é feita a base de açúcar, manteiga e farinha de trigo, alguns padeiros colocar amêndoa para deixar mais crocante. É um pão que se diferencia dos outros pães, pois ele é fofinho, macio e tem uma massa ligeiramente adocicada. Com um miolo cor de creme. O que torna esse pão com essas características são os ingredientes que ele leva: leite, ovos, manteiga e açúcar, tornando esse pão super saboroso.”
Este pão já conquistou muitos fãs, como a da atendente de vendas, Monica Lopo, é o preferido dela!
“Podemos dizer que eu descobri há alguns anos atrás. Quando eu vi no mercado, achei diferente, achei bonitinho e comprei, quando comi eu posso dizer que me apaixonei. pra mim, é um dos melhores que tem. A massa dele é leve, muito macia, aquela farofa de cima, dá um diferencial, sabe? Aqui em casa, sempre que eu posso, sempre que vou no mercado e na padaria, eu sempre tô ali caçando o meu pãozinho recife. pq é um dos melhores que tem, não tem como negar não.”
É possível comer o pãozinho de diversas formas, tanto com recheios doces como salgados. Mas o professor Rodrigo Coutinho diz que tem um jeito especial de se preparar: “Esse pão, se você coloca uma manteiga e coloca ele para assar na chapa, fica incrível! É um pão que eu convido vocês inclusive a fazerem em casa, pois a sua elaboração e a sua produção é simples.”
A receita também é fácil:
2 copos de leite morno
1/2 copo de óleo
1 ovo
1 copo de açúcar
6 xícaras de trigo
1 sachê de fermento biológico
A farofinha crocante pode ser feita a base de manteiga, açúcar, amido de milho e farinha de trigo!
Confira a reportagem completa da repórter Ana Luiza Bessa: