Transerp implanta alterações na sinalização de avenidas próximas à rodoviária

Nova sinalização para motocicletas e bicicletas começa a valer a partir desta segunda-feira, 23

0

A Transerp implantou neste domingo (22), uma nova sinalização nas regiões Centro/Oeste, próximas ao Terminal Rodoviário. Agora, os condutores que vêm da rotatória Amin Calil pela avenida Fábio Barreto poderão realizar a livre conversão à direita pela avenida Jerônimo Gonçalves, sem a necessidade de parada no semáforo (que foi retirado do local).

Para adotar essa alteração, a Transerp implantou gradis nos canteiros do cruzamento a fim de garantir mais segurança aos pedestres, que agora deverão utilizar um novo semáforo implantado na avenida Jerônimo Gonçalves com foco na travessia.

Além desta modificação, a Transerp implantou nos cruzamentos entre as avenidas Francisco Junqueira com a Jerônimo Gonçalves e entre as avenidas Fábio Barreto e Jerônimo Gonçalves, o projeto “Frente Segura Ribeirão”, que consiste na implantação de uma área de espera exclusiva para motocicletas e similares antes da faixa de retenção nos semáforos.

A sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas.

O primeiro local que recebeu o projeto “Frente Segura Ribeirão” foi o cruzamento das avenidas Saudade com a Dr. Francisco Junqueira, que possui um dos maiores fluxos de veículos no município.

Foto: Divulgação/Transerp

“Por ser tratar de uma ação de engenharia de trânsito e não regulamentada pelo Contram, não cabe penalidades pelo não respeito à sinalização, mas a Transerp irá retomar às ações de conscientização para que os motoristas respeitem estas áreas exclusiva para as motocicletas e similares, que são os condutores de maior vulnerabilidade no trânsito”, afirmou o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira Jr.

Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o departamento de Trânsito da Transerp reforçou com sinalização vertical destes cruzamentos, evidenciando que o espaço é destinado para as motocicletas e similares. Essa nova sinalização para motocicletas e bicicletas começa a valer a partir desta segunda-feira (23).

Benefícios do “Frente Segura Ribeirão”

• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
• Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Sinalização após recapeamento 

A Transerp também concluiu neste final de semana, o serviço de implantação da sinalização horizontal nas vias que receberam o recapeamento asfáltico na semana anterior (rotatória Amin Calil até a avenida Fábio Barreto; e avenida Jerônimo Gonçalves até a rua Guatapará). Neste serviço de pintura de solo houve a demarcação das faixas de divisão de pista, faixas de pedestre e faixas de retenção.