Trending Thathi | Zebras da Copa do Mundo e aula dos Racionais MC´s na Unicamp movimentam a web

Confira quais foram os assuntos mais comentados nas redes sociais durante esta semana

0
Reação dos jogadores alemães após eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 - Foto: Rede social

Mais um fim de semana que chega em meio ao clima chuvoso que atinge a nossa região. Independente das trovoadas, nossa coluna não te abandona e traz os assuntos que foram mais comentados nas redes sociais durante esta última semana. Entre eles, os testes em humanos da vacina contra Covnid-19 desenvolvida em solo brasileiro e o estado de saúde preocupante de Pelé, eterno camisa 10 e rei do futebol. Abaixo, confira um resumo de cada tópico e deixe sua opinião nos comentários!

Zebras da Copa do Mundo

Com muitas zebras, a Copa do Mundo do Catar surpreendeu os amantes de futebol novamente durante esta semana. A última rodada da fase de grupos contou com a eliminação de grandes seleções para grupos que são considerados mais fracos em requisitos táticos e favoritismo. O Japão, por exemplo, ganhou da Espanha nesta quarta-feira (30) por 2×1 e ajudou na eliminação da Alemanha, time este que também perdeu de virada para a seleção japonesa. Outra zebra do torneio é a seleção de Marrocos. No mesmo grupo da Bélgica e Croácia, a seleção africana se classificou em primeiro lugar e promete ir longe na competição. Será que torcedores de todo o mundo ainda vão se surpreender nesta edição da Copa? Se não for contra o Brasil, está tudo bem!

Racionais MC´s na Unicamp

Membros do grupo Racionais MC´s durante apresentação na Unicamp – Foto: Divulgação

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebeu, nesta quarta-feira (30), os integrantes do Racionais MC´s, um dos mais influentes grupos de rap do país. Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock foram convidados para compor a programação do Unicamp Afro. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A aula foi uma realização da disciplina “Tópicos Especiais em Antropolofia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, que é ministrada pela professora Jaqueline Santos. Também participaram da organização da aula o Centro de Estudos de Migrações Internacionais, do Arquivo Edgard Leunroth do IFCH e o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Afro Cebrap). “Sobrevivendo ao inferno”, quarto álbum de estúdio do grupo paulista, é uma das leituras obrigatórias do Vestibular 2023, que terá provas para 12.708 candidatos nos dias 11 e 12 de dezembro.

Vacina brasileira à vista

Imagem ilustrativa – Foto: Arquivo Grupo Thathi

Os primeiros testes em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida com tecnologia e insumos totalmente nacionais e financiada por instituições brasileiras, conhecida tecnicamente como SpiN-Tec, começaram na última sexta-feira de outubro, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). O imunizante foi desenvolvido no Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas), e os testes clínicos serão realizados em três fases. As duas primeiras fases ocorrerão em Belo Horizonte: a primeira com 72 voluntários e a segunda com 360. Os testes serão realizados no modelo duplo-cego: parte dos voluntários integra um grupo-controle, que receberá a vacina da AstraZeneca. Durante o estudo, cada participante ficará em acompanhamento por um ano. Após a conclusão das fases 1 e 2, o grupo que desenvolve a SpiN-Tec enviará os relatórios do estudo para a Anvisa e solicitará autorização para a terceira e última etapa dos testes, que reunirá de 4 a 5 mil voluntários de várias partes do Brasil. Ainda não há uma data prevista para início da aplicação do imunizante na população.

Pelé

Pelé durante jogo com a camisa da seleção brasileira – Foto: Rede social

O rei do futebol assustou os fãs nesta semana após dar entrada no hospital Albert Einstein, na última terça-feira (29). De acordo com o corpo médico que cuida do eterno camisa 10, foi confirmado o quadro de anasarca (inchaço generalizado) e uma síndrome edemigêmica (edema generalizado). Além disso, os médicos ainda identificaram uma “insuficiência cardíaca descompensada”. Pelé, de 82 anos, está sendo submetido a uma bateria de exames para uma avaliação mais aprofundada dos problemas detectados e dos órgãos comprometidos pelo câncer metastático. Em suas redes oficiais, o ex-jogador afirmou estar fazendo uma visita de rotina.

Welcome december

Decoração de natal em Ribeirão Preto – Foto: Divulgação / Fábrica de Retratos

E o último mês do ano começou. Na web, os internautas se mostram animados para as festividades que ocorrem neste período, como Natal e Ano Novo, por exemplo. Nesta época, diversos eventos temáticos tomam conta da programação de todos (mas isso você confere na coluna de Kleber Fernandees, o ‘Anota aí!’), e o clima natalino já domina a cidade através de decorações. 2022 chega ao final com sentimento de dever cumprido, e 2023 chega recheado de sonhos e metas. E você meu amigo leitor, animado para o próximo ano?