Hoje é o aniversário do cantor, compositor, ator, bailarino e escritor Leo Jaime e – para homenagear esse grande artista – selecionamos uma lista com as 10 maiores músicas de Leo Jaime.
Sobre Leo Jaime
Nascido em Goiana, em 23 de abril de 1960, Leo Jaime logo mudou-se com a família para São Paulo, onde começou os seus estudos na música e no teatro ainda na infância.
Fã dos Beatles e dos Rolling Stones, passou a atuar em montagens teatrais, participar de bandas e conjuntos e a tocar em bares. Morou em Brasília, onde fez parte de uma montagem de Os Saltimbancos, de Chico Buarque e – depois – no Rio de Janeiro, trabalhando em algumas companhias de teatro.
No Rio, conheceu o ex-atual-eterno-mutante Arnaldo Baptista e – com ele – compôs suas primeiras canções, em 1978.
Em 1981, foi convidado para integrar uma nova banda de rock de garagem que se formava no bairro carioca do Rio Comprido – e não aceitou por achar que sua voz era muito suave para o som da banda – mas, indicou seu amigo Cazuza para aos vocais. Assim nasceu o Barão Vermelho, com uma contribuição valiosa de Leo Jaime.
No mesmo ano, o artista passou a fazer parte do conjunto carioca de rock, João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, com quem participou de sua primeira gravação em disco, o LP “Cantando no Banheiro”, de Eduardo Dusek, cujo maior sucesso foi uma composição sua: “Rock da Cachorra”.
Nessa época, as composições de Leo Jaime começaram a ser gravadas por outros nomes já consagrados como Erasmo Carlos e Marina Lima. Em 1983, o artista partiu em carreira solo e, no ano seguinte, lançou o seu primeiro disco: “Phodas ‘C’”.
Muito polêmico na época de seu lançamento – por conta de seu título e também por fazer referências cheias de ironia à repressão – o álbum foi vetado pela censura, chegando a ser lacrado nas lojas com a mensagem: “Proibido para menores de 18 anos”, só sendo liberado em março de 1984.
A canção “Sônia (Sunny)” foi proibida de tocar nas rádios. Mais de trinta anos mais tarde, tornou-se uma das músicas mais pedidas nos shows de Leo Jaime.
Em 1985, foi a vez do segundo álbum “Sessão da Tarde”, que vendeu mais de 160 mil cópias e já traz sucessos consagrados como “A Fórmula do Amor” (parceria com Leoni), “Só”, “O Pobre” (com Herbert Vianna)e “Solange”, uma versão em português da canção “So Lonely”, do Sting, da banda The Police, parceria com Leoni.
A canção “As Sete Vampiras” fez parte da trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido pelo cineasta Ivan Cardoso, em que Leo Jaime participou como ator.
No ano seguinte, 1986, o artista lançou o álbum “Vida Difícil”, que trouxe o hit “Nada Mudou”, com uma letra séria e cheia de crítica social.
Com a canção tocando nas rádios, o álbum se mostrou mais maduro, abandonando o estilo mais cômico e irreverente que Leo Jaime trazia desde de seu primeiro álbum.
Nos anos seguintes vieram os álbuns “Direto do Meu Coração pro Seu” (1988); “Avenida das Desilusões” (1989) e “Sexo, Drops e Rock´n Roll” (1990).
Em 1995, Leo Jaime lançou o álbum “Todo Amor”, uma obra de intérprete, somente com regravações de canções de outros artistas. Em seguida veio o álbum “Ïnterlúdio”, em 2008, com canções inéditas, o mais recente do artista.
Como ator, Leo Jaime atuou na telenovela “Bebê a Bordo”, de 1988, e nos filmes “O Escorpião Escarlate” (1990), “Rádio Pirata” (1987), “Rock Estrela” (1986)e “As Sete Vampiras” (1986).
O artista também atuou no teatro, em peças como os musicais “Vitor ou Vitória” (2001), e “Era no Tempo do Rei” (2010). Como dublador, interpretou o personagem “Raiva”, na animação da Disney “Divertida Mente”, em 2015, e “Divertida Mente 2”, em 2024.
Leo Jaime também escreve para televisão, jornais e revistas. É cronista, foi autor/redator de textos para programas da televisão como “Domingão do Faustão” e “Megatom”, na Globo, e foi comentarista de futebol no SBT.
Suas crônicas foram publicadas nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Desfile e Capricho. Seu último papel na TV foi na telenovela “Novo Mundo”, interpretando o rei Dom João VI, em 2017.
Em 2018, Leo Jaime fez uma turnê com seu parceiro de composições Leoni, na turnê “Leoni e Leonardo”, além de lançarem o single “Fórmula do Amor II”, uma espécie de continuação para a clássica, “Fórmula de Amor”, lançada no segundo álbum de Leo Jaime.
O artista também participou do programa “Papo de Segunda”, no Canal GNT e participou da “Dança dos Famosos”, em 2018, tornando-se o campeão da edição.
10 maiores músicas de Leo Jaime no dia do seu aniversário
1 – A Fórmula do Amor (parceria com Leoni) – 1985
2 – A Vida Não Presta (com Leandro e Selvagem Big Abreu) – 1985
3 – O Pobre (com Herbert Vianna) – 1985
4 – Sônia (Sunny) – 1984
5 – Nada Mudou – 1986
6 – Rock Estrela – 1985
7 – Solange (So Lonely) (versão da música So Lonely, de Sting, em parceria com Leoni) – 1985
8 – Conquistador Barato – 1987
9 – As Sete Vampiras – 1985
10 – Só – 1985



