RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

15 curiosidades sobre Paula Lima no aniversário da cantora

Hoje, 10 de outubro, é aniversário de uma das maiores cantoras do nosso país: a musa de voz potente e aveludada, Paula Lima. Para celebrá-la, trouxemos uma série com 15 curiosidades sobre a artista paulistana nesta data especial.

1 – Elementos da música negra internacional

Paula Lima é uma das responsáveis por retomar, defender, incorporar e popularizar gêneros da música negra internacional – como o R&B, o funk e o soul – na nossa música brasileira, misturando-os com o samba, no início dos anos 2000.

Nomes como Wilson Simonal, Tim Maia, Jorge Ben JoreSandra de Sá (que inclusive cunhou o termo “Música Preta Brasileira“) já haviam incorporado – com muito sucesso – gêneros da música negra na MPB em décadas anteriores, mas, com as renovações da música no geral e com novos nomes surgindo, essas influências foram perdendo sua grande força por um período de tempo. 

E Paula Lima foi uma das grandes responsáveis por retomar o suingue da black music na MPB, lá nos últimos anos de 1990 e início dos anos 2000.

2 – Nasceu cantando

A mãe de Paula Lima contava que a filha já acordava cantando no berço desde os três anos de idade. Paula também formou-se pianista, tendo aulas dos sete aos dezessete anos.

3 – Queria ser Promotora

Antes de ingressar de vez na carreira artística, Paula Lima formou-se também em Direito e tinha a intenção de tornar-se Promotora. Ela chegou a fazer ainda um ano da faculdade de Publicidade. Mas a arte falou mais alto. Sorte a nossa!A

A cantora Paula Lima | Foto: Divulgação.

4 – Integrou bandas antes da carreira solo

Em 1992, quando estava no terceiro ano de faculdade, Paula participou da sua primeira banda, a Unidade Móvel – que mais tarde virou Unidade Bop – com a qual chega a lançar um disco, em 1994.

Em 1997, a cantora integrou a banda Zomba, com quem também lançou um disco em 1998.

5 – Participou dos vocais do álbum “23″, de Jorge Ben Jor

Em 1993, Paula Lima integrou o Grêmio Recreativo Amigos do Samba, Rock, Funk & Soul e – com a banda – participou do antológico álbum “23”, de Jorge Ben Jor, cantando nas faixas “Princesa” e “Engenho de Dentro”, ambas do cantor e compositor carioca. 

6 – Tempo Bom

Em 1996, Paula Lima também gravou – com a dupla de hip-hop Thaíde & DJ Hum – o grande sucesso “Sr. Tempo Bom”, no disco da dupla, “Preste Atenção”.

7 – Funk Como Le Gusta

Entre 1998 e 2000, a cantora integrou a Banda Funk Como Le Gusta, como vocalista, participando do disco “Roda de Funk”, lançado em 1999, e que traz dois dos maiores sucessos em sua voz: “Meu Guarda-Chuva” (uma composição de Jorge Ben Jor!), além de dividir os vocais de “Olhos Coloridos” (composição de Macau) com Sandra de Sá

Esse disco a projetou nacionalmente. Sua bela e potente voz, seu canto melódico, cheio de suingue, doçura e intensidade, seu timbre incrível e presença de palco estonteante fizeram com que o público se apaixonasse de vez por Paula Lima

8 – Eternizou sucessos compostos por Seu Jorge

Em 2001, a cantora foi convidada a lançar o seu primeiro disco solo, “É Isso Aí”. O disco  traz – além do sucesso da faixa-título – três composições inéditas do grande amigo e parceiro de Paula Lima, Seu Jorge: “Quero Ver Você No Baile”, “Tive Razão” (sucesso na voz do próprio Seu Jorge, no mesmo ano) e “Mangueira” (nessa última, Seu Jorge participa da gravação, cantando junto com Paula, Ivo Meirelles e a banda Funk’n Lata). Todas as canções de Seu Jorge são sucesso absoluto na voz de Paula

Já o segundo álbum da cantora – de 2003 – conta com duas composições de Seu Jorge: “Gafieira S.A” e“Sou Guerreira” (dele em parceria com a própria Paula Lima e com Zé Ricardo

E do terceiro álbum de Paula, “Sinceramente” – que traz outro grande sucesso na voz da cantora: “Tirou Onda” (de Acyr Marques, Arlindo Cruz e Maurição) – Seu Jorge é compositor de outros dois sucessos: “Let’s Go (em parceria com Tattá Spalla) e “Cuidar de Mim” (parceria com Rogê e Gabriel Moura). Este álbum

Em 2008, a artista lançou o seu primeiro disco ao vivo, ”Samba Chic (Ao Vivo)”, que contou com a participação de Seu Jorge na sua canção “Cuidar de Mim”, em uma versão belíssima:

9 – Sucesso Internacional e trilha sonora de filmes e novelas

O primeiro disco Paula Lima já foi lançado na Europa e no Japão e a cantorapassou a fazer sucesso internacionalmente, ganhando muitos fãs fora do país.

O seu segundo disco, “Paula Lima”, também foi distribuído em Portugal e no Japão. Entre os sucessos desse álbum, estão as canções: “Serenata Ao Luar” (versão de Carlos Rennó para a canção “Moonlight Serenade”, de Glenn Miller e Mitchell Parish, que entrou para a trilha sonora da novela global “Mulheres Apaixonadas”), e “Pacto com Baco” (de Eugênio Dale, que entrou para a trilha do filme “Sexo, Amor & Traição”).

10 – Álbum dedicado ao samba no Grammy Latino

Em 2014, Paula Lima lançou o álbum O Samba é do Bem, totalmente dedicado ao samba, que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode. O disco traz a participação de Péricles e de Xande de Pilares

11 – Hit Feminista

Em 2015, Paula Lima lançou, como single, o grande hit “Fiu Fiu”, composto por Pretinho da Serrinha, Gabriel Moura e Leandro Fab, música que faz a cantora retornar às origens do seu balanço samba soul. 

A canção – inspirada no movimento “Chega de Fiu Fiu”, que integra ações a favor dos direitos das mulheres – também entrou como trilha sonora do seriado Malhação, exibido pela Rede Globo.

Em 2016, Paula apresentou a música no Miss Universo Brasil, evento no qual também participou como jurada.

11 – Jurada de Reality

De 2008 a 2011, Paula Lima atuou como jurada do reality show musical “Ídolos”, do SBT.

Em 2013, também integrou o corpo de jurados do quadro “Mulheres que Brilham”, no “Programa Raul Gil”, do SBT.

12 – Protagonista de Musicais

Entre 2010 e 2011, Paula Lima também interpretou a protagonista Grizabella, na versão brasileira do musical “Cats”, da Broadway, com muito sucesso, elogiada pelo público e pela crítica.

Já entre 2011 e 2012, a cantora também integrou o espetáculo “Samba e Suor Brasileiro”, da Studio3 Cia. de Dança, dirigido por José Possi Neto – irmão de Zizi Possi – com apresentações pelo Brasil e em Paris, na França.

Além disso, também em 2011, Paula participou do show musical “Mulheres do Brasil – Elas cantam Chico Buarque”, ao lado de Daniela Mercury, Elba Ramalho, Roberta Sá e Margareth Menezes.

13 – Comentarista de Carnaval

Múltipla, entre 2013 e 2015, Paula Lima integrou também o time de comentaristas do Carnaval de São Paulo da Rede Globo. 

14 – Radialista

Desde 2013, Paula apresenta também o programa Chocolate Quente, na Rádio Eldorado, em que traz – com toda a personalidade de sua voz e toda a bagagem de sua vivência musical – clássicos da música negra de ontem e de hoje.

15 – Umas das atrações do Festival Novabrasil 2025

E sim!!! Paula Lima – ao lado de um timaço de artistas da nossa música – é uma das atrações confirmadas no Festival Novabrasil 2025. Essa linda festa acontece no dia 29 de novembro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Já garantiu o seu ingresso para essa grande festa da música brasileira? Clique aqui!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS