Ayrton Senna é um ícone no mundo do automobilismo e suas vitórias são lendárias. Considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, Senna conquistou o coração de milhões de fãs em todo o mundo com sua habilidade, determinação e paixão pela corrida.
Durante sua carreira na Fórmula 1, Senna alcançou muitas vitórias notáveis, algumas das quais ainda são lembradas até hoje como as mais emocionantes e inesquecíveis de todos os tempos.
Nesta nova temporada do Foras de Série, série de matérias especiais sobre grandes personalidades brasileiras, vamos homenagear grandes esportistas brasileiros.
Lançamos o primeiro episódio sobre Senna ontem, onde falamos tudo sobre a vida e carreira do piloto.
Hoje, vamos explorar algumas de suas vitórias mais lendárias, que o tornaram um ícone do esporte a motor. Confira!
As maiores vitórias de Ayrton Senna
No dia 1º de maio de 1994, o Brasil inteiro ficou de luto. Naquele dia, partia um dos maiores pilotos que este país já teve o prazer de conhecer.
Tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna nos deixou jovem, aos 34 anos. Mas, antes de partir, deixou sua marca registrada em mais de dez temporadas de Fórmula 1.
Ao todo, foram 166 corridas, 41 vitórias e três títulos (1988, 1990 e 1991). Por isso, o que não faltam são momentos grandiosos ao longo de sua carreira, de corridas debaixo de chuvas intensas a ultrapassagens fantásticas.
A seguir, veja quais foram algumas de suas vitórias mais inesquecíveis:
GP da Espanha de 1986
Quando entrou em seu carro no dia 13 de abril de 1986 para correr pelo circuito Jerez de la Frontera, Senna não fazia ideia que essa se tornaria uma das corridas mais memoráveis de sua carreira.
Na época, ele ainda era piloto da Lotus e disputava contra Nigel Mansell e Nelson Piquet (Williams) e Alain Prost e Keke Rosberg (McLaren).
Durante a corrida, Senna disputou a liderança com Mansell e teve que administrar o consumo de combustível e o desgaste dos pneus para garantir a primeira colocação.
A liderança foi de Senna até a volta 39, quando foi passado para trás pelo piloto da Williams. Porém, ele acabou sofrendo com a deterioração de seus pneus e precisou parar no box. Foi quando o piloto da Lotus recuperou o 1º lugar.
Naquele dia, os espectadores da Fórmula 1 assistiram o que viria a ser uma das chegadas mais emocionantes de toda a história do esporte.
Na reta final, os carros apontaram juntos rumo à linha de chegada e cruzaram lado a lado. Foi preciso que os alto-falantes anunciassem a diferença de 14 milésimos de segundos na ultrapassagem para que Senna comemorasse a vitória.
GP do Japão de 1988
A temporada de 1988 foi a primeira de Senna na McLaren e também foi quando ele ganhou seu primeiro título na Fórmula 1.
Na ocasião, o piloto braisleiro disputava o caneco da Fórmula 1 com seu companheiro de time, o francês Alain Prost.
Senna estava com sete vitórias e o europeu com 6, seu objetivo era vencer o penúltimo GP da temporada para conseguir comemorar seu primeiro título.
Logo na largada, o carro do braisleiro não funcionou e ele acabou perdendo 16 posições. Mas Senna nunca foi de se abalar e fez uma das corridas mais incríveis e improváveis de sua carreira.
Acumulando ultrapassagens e acelerando incansavelmente, na 20ª volta já estava sozinho com Prost disputando as primeiras posições.
Foi faltando 21 voltas para o fim da corrida que Ayrton Senna fez a ultrapassagem histórica e mais alucinante da corrida.
Espremido no muro, Senna conseguiu ultrapassar o rival francês e manteve o primeiro lugar até o final da prova.
Até hoje, a corrida do brasileiro no GP do Japão é conhecida como uma das melhores apresentações de um piloto na história.
Naquele dia, Ayrton fez festa e os japoneses assistiram maravilhados aquele show sobre 4 rodas.
GP do Brasil de 1991
Com dois títulos e uma série de vitórias incríveis, Ayrton Senna já havia experimentado o triunfo em sua carreira. Mas ele ainda tinha um desejo: vencer no Brasil.
Em 1991, foi a chance que Senna teve de finalmente levantar a taça em terras brasileiras no GP do Brasil.
Após largar na pole position, o piloto liderou a corrida tranquilamente até a 65ª volta, quando a marcha de seu carro escapou. Ele tentou engatar outra, mas seu câmbio havia quebrado. Sua única alternativa era evitar a morte do motor e continuar acelerando para evitar que Riccardo Patrese, da Williams, o ultrapassasse.
E, para complicar ainda mais a situação, começou a chover. Mas essa, na verdade, foi uma grande ajuda para Ayrton.
Mesmo com o carro cheio de problemas, Senna se esforçou ao máximo para cruzar a linha de chegada em primeiro.
Quando terminou a corrida, o piloto estava tão exausto que não conseguiu nem sair do carro, e teve que juntar todas as suas forças para finalmente levantar o troféu em sua terra.
GP da Europa de 1993
O GP da Europa de 1993 é uma das corridas mais icônicas de Senna por um motivo: a primeira volta do piloto foi considerada a melhor da história da Fórmula 1.
Na ocasião, o piloto ultrapassou quatro rivais ainda na primeira volta, Karl Wendlinger, Michael Schumacher, Damon Hill e Alain Prost, mesmo debaixo de chuva, o que já sabemos que não era nenhum impedimento para ele.
Após a ultrapassagem histórica, Senna assumiu a liderança e venceu a corrida.
Veja o que o piloto falou sobre a volta:
“Chovia muito. Larguei em quarto, mas a primeira volta foi um tiro psicológico na concorrência. Fui espremido pelo Schumacher, tive que colocar duas rodas fora da pista, passei o alemão antes da primeira curva e mergulhei à caça de Damon Hill. Passei o inglês na freada. A próxima vítima era Prost. Esperei as curvas duplas do S e como ele freou antes do normal, abriu uma brecha por onde me meti”.
E aí, gostou de mais este conteúdo sobre a carreira de Ayrton Senna? Para continuar acompanhando os próximos episódios do Foras de Série sobre o piloto, siga com a Novabrasil por aqui!