RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

As várias regravações da música “O Sal da Terra”, de Beto Guedes

Hoje, 13 de agosto, é aniversário de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira: o cantor, compositor e multi-instrumentista mineiro Beto Guedes! E – para celebrar os 74 anos do artista, vamos relembrar as diversas gravações de um de seus maiores sucessos: a música “O Sal da Terra”.

Sobre Beto Guedes

Nascido e crescido em um ambiente muito musical,  Beto Guedes  já tocava em bandas desde a adolescência e, em 1970 – aos 18 anos – participou do V Festival Internacional da Canção, com a canção “Feira Moderna”, sua parceria com Lô Borges e Fernando Brant.

O artista mineiro ficou conhecido do grande público em 1972, por sua participação no histórico álbum “Clube da Esquina”, de Milton Nascimento e Lô Borges, considerado recentemente o maior álbum de música brasileira de todos os tempos e que deu nome a um dos maiores e mais importantes movimentos da MPB.

Ao lado de Milton, Lô e de outros artistas mineiros – como Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Wagner Tiso, Tavinho Moura, Toninho Horta e Flávio VenturiniBeto Guedes e o Clube da Esquina trouxeram uma sonoridade única para a música brasileira, ao fundirem as inovações propostas pela Bossa Nova com elementos do jazz, do rock (principalmente dos ingleses The Beatles), da música folclórica, da música regional mineira, erudita e hispânica. 

Essas influências permeiam todo o trabalho musical do Clube: desde a composição, aos arranjos, às letras, processos de gravação em estúdio e shows. Logo, o grupo tornou-se referência de qualidade na MPB, pelo alto nível de sua performance, e por disseminar suas inovações e influência nacional e internacionalmente. 

No disco “Clube da Esquina”, Beto Guedes interpreta os clássicos: “Saídas e Bandeiras nº 1” e “Saídas e Bandeiras nº 2” (de Milton Nascimento e Fernando Brant) e “Nada Será Como Antes” (de Milton e Ronaldo Bastos). 

Além disso, o músico faz backing vocal em algumas faixas, e se alterna entre baixo, guitarra, violão e percussão em outras.

Um ano depois do antológico álbum, Beto Guedes lançou um disco junto com Danilo Caymmi, Toninho Horta e Novelli, que traz as suas composições “Caso Você Queira Saber” (parceria com Márcio Borges) e “Belo Horror’ (parceria com Márcio, Flávio Hugo e José Geraldo).

O Clube da Esquina era formado por Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Toninho Horta, o trespontano Wagner Tiso, Márcio Borges, Tavito e o violeiro Tavinho Moura | Foto: Divulgação
O Clube da Esquina era formado por Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Toninho Horta, o trespontano Wagner Tiso, Márcio Borges, Tavito e o violeiro Tavinho Moura | Foto: Divulgação

Em 1977, o mineiro lançou o seu primeiro disco solo, “A Página do Relâmpago Elétrico”, que traz os grandes sucessos “Lumiar” (parceria com Ronaldo Bastos) e “Nascente” (de Flávio Venturini e Murilo Antunes). No ano seguinte, Beto lançou “Amor de Índio”, disco cuja faixa-título (outra parceria com Ronaldo Bastos) é um dos maiores sucessos de toda a sua carreira. 

A canção já foi regravada por outros grandes nomes da MPB como Milton Nascimento, Maria Bethânia, MPB-4, Roupa Nova, Maria Gadú, Simone e Flávio Venturini. Outros sucessos do álbum são as canções “O Medo de Amar É O Medo de Ser Livre” (parceria de Beto com Fernando Brant) e “Luz e Mistério” (parceria com Caetano Veloso).

Ainda em 1978, Beto participou do disco “Clube da Esquina 2” – de Milton Nascimento – com sua composição “Tanto”, parceria com Ronaldo Bastos, interpretada por Milton, Beto e Lô Borges, que já havia entrado para o primeiro álbum solo de Beto Guedes.

No ano seguinte, o disco “Sol de Primavera” trouxe outro grande hit em sua faixa-título, mais uma parceria de sucesso com Ronaldo Bastos. Em 1981, o álbum “Contos da Lua Vaga” conta com outro clássico da música brasileira composto por Beto e Ronaldo: “O Sal da Terra”, que também ganhou versões nas vozes de grandes nomes da MPB, como vamos ver adiante.

Desde então, foram mais nove álbuns de sucesso lançados por Beto Guedes – entre de estúdio e ao vivo – muitos outros hits (como “Paisagem da Janela”, de Lô Borges e Fernando Brant; e Olhos de Jade, parceria com Ronaldo Bastos), além de várias trilhas de novelas e uma carreira consolidada como um dos maiores músicos e compositores do Brasil.

As várias regravações da canção “O Sal da Terra”

Um dos maiores sucessos da carreira de Beto Guedes, a canção “O Sal da Terra” foi composta em parceria com Ronaldo Bastos e lançada por Beto no seu disco “Contos da Lua Vaga”, de 1981.

Nos anos 1980, após décadas de desenvolvimento industrial e urbano, a questão ambiental ganhou força. Paisagens naturais degradadas, usinas soltando fumaça, poluição, a disseminação de moradias precárias nas grandes cidades, isso tudo impulsionou o debate sobre a necessidade de campanhas e de pressionar o poder público para dar atenção ao cuidado com a natureza. 

Foi neste contexto que Beto e Ronaldo compuseram essa música-manifesto. “O Sal da Terra” alerta a humanidade para a urgência da necessidade de cuidar do planeta e de cuidarmos uns dos outros. Um manifesto contra a supremacia do dinheiro sobre a vida, contra a desigualdade econômica e contra a degradação ambiental.

Nada mais atual, infelizmente.

Depois de lançada, a música tornou-se um grande sucesso nacional, tanto que foi regravada por nomes como:

Simone, no ano seguinte, 1982, no álbum “Corpo e Alma”.

Orlando Morais, gravou “O Sal da Terra”em 1999, no álbum “Sete Vidas”.

Sandra Sá, trouxe sua versão de “O Sal da Terra” no mesmo ano de 1999, no disco “Sons da Natureza”.

Ivete Sangalo, que gravou uma versão em dueto com a banda Roupa Nova, no álbum do grupo “Ouro de Minas”, de 2001; e depois gravou uma versão somente dela, em seu álbum “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, de 2002.

E, mais recentemente, Maria Gadú, em seu disco “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, de 2021.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS