O que antes era território majoritariamente masculino, agora tem ganhado novas protagonistas. Mulheres têm ocupado vagas técnicas na ViaMobilidade, concessionária responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, e pela linha 5-Lilás do metroviário. Com o apoio do SENAI, a empresa oferece cursos de formação em manutenção e operação ferroviária voltados especialmente para o público feminino, e com uma alta taxa de efetivação.
“Nós temos 36 mulheres no curso e mais de 80% delas são efetivadas”, afirma Jaqueline Polotto, gerente de pessoas da empresa. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a equidade de gênero e a diversidade no ambiente de trabalho.
Do aprendizado à contratação
O programa de aprendizagem é gratuito e oferece formação prática e teórica. As participantes aprendem a atuar em áreas como manutenção de sistemas ferroviários, segurança do trabalho e operação de trens. “A ideia é que elas passem pelo curso e sejam contratadas. Já conhecem o ambiente e chegam prontas para atuar”, explica Jaqueline.
Além do conteúdo técnico, o curso também contribui para a autoestima e autonomia das participantes. “Elas se destacam pela organização, atenção aos detalhes e disposição para resolver problemas de forma eficiente”, conta a gerente.
Igualdade que vai além do discurso
De acordo com Jaqueline Polotto, na ViaMobilidade as mulheres e os homens recebem os mesmos salários para funções equivalentes. “Aqui, lugar de mulher é onde ela quiser, e ganha igual”, reforça Jaqueline, destacando que a empresa preza pela diversidade e oportunidades justas para todos os profissionais.
A equidade salarial é um dos pontos mais valorizados por quem busca inserção em áreas técnicas. Segundo Jaqueline, o mercado tem respondido positivamente às mudanças, com maior aceitação de mulheres em cargos antes dominados por homens.
Como participar dos cursos e vagas
Atualmente, a ViaMobilidade tem mais de 180 vagas abertas para atuação nas linhas 8 e 9. Há oportunidades para operadores de trem, técnicos de segurança, manutenção e outras áreas. A seleção é feita pela plataforma: www.motiva.com.br, na seção “Trabalhe Conosco”.
Em setembro, uma nova turma do curso de operador de trem será iniciada, com 40 vagas disponíveis, também em parceria com o SENAI. Homens e mulheres podem se inscrever, desde que estejam alinhados ao perfil da função e dispostos a aprender.
“Não é força que define capacidade, é a vontade de estar ali. E isso elas têm de sobra”, finaliza Jaqueline.



