Denise Steiner: “Trate o melasma antes dele se tornar crônico”

Hoje sabemos que o melasma é uma doença sistêmica que sinaliza através de manchas no rosto problemas internos de diversas origens. Essa mancha é uma pele envelhecida e inflamada.

Tanto nos homens como nas mulheres pode haver disfunções hormonais e metabólicas. O melasma aparece com mais frequência em pessoas inflamadas, com resistência à insulina, síndrome metabólica e diabete tipo 2.

O melasma também tem a ver com o intestino sendo necessário pesquisar disbiose.
Vamos a seguir enumerar o que é importante no tratamento do melasma.

Histórico completo e detalhado

Prescrição de uma dieta específica geralmente cetogênica ou low carb com alimentos anti-inflamatórios. Evitar medicações que facilitem a inflamação e agridam o fígado.

Tratamento do melasma específico: procurar o médico dermatologista, de preferência especialista em melasma.

Uso de medicação

O ácido tranexâmico via oral é remédio e tem que ser prescrito por médico, após exames específicos.
Outros suplementos se necessário, como vitamina C e picnogenol.
Filtro solar com número alto, cor, proteção UVA e UVB e boa cobertura.

Clareadores

Há inúmeros clareadores com hidroquinona, arbutim, cisteamina, tiamidol, niacinamina. O ideal é combinar o melhor filtro solar com clareadores, hidratantes e ativos antienvelhecimento.

Tratamento com tecnologia são interessantes e eficazes. Laser específico ND Yag 1064 Q-Switched. Esse laser tem energia baixa e pulso muito curto. Ele vai clareando aos poucos sem agredir a pele, sendo necessárias cerca de 10 sessões semanais. Não há efeitos colaterais significativas. A rotina de trabalho não é interrompida.

Bioestimulação e bioregeneração

Aplicação de substâncias que melhoram o colágeno e a qualidade da pele. Peeling profundo. Melasma que não melhora pode ser tratado com peeling ATA/croton profundo. O melasma pode melhorar e até desaparecer. Depende do conjunto de ações, do melhor tratamento e do seu comprometimento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS