Dia da Música Clássica: a data celebra Heitor Villa-Lobos

No dia de hoje, 5 de março, o Brasil celebra o Dia Nacional da Música Clássica. A data foi instituída por um decreto do Governo Federal de 2009 e escolhida por conta do aniversário daquele que é considerado o mais importante compositor da história do país: Heitor Villa-Lobos.

Heitor Villa-Lobos é considerado “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira” | Foto: Jack Harris/TV Brasil/reprodução

Sobre Heitor Villa-Lobos

Nascido no Rio de Janeiro, em 1887, o compositor, maestro, regente e instrumentista é referência mundial da nossa música, e também considerado o “Maior Compositor das Américas” e descrito como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”.

Compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos, escreveu cerca de 2 mil obras entre choros, óperas e sinfonias.

Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.

Semana de Arte Moderna

Em 1922, Heitor Villa-Lobos participou da Semana de Arte Moderna, ao lado de outros nomes famosos da manifestação artístico-cultural, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfatti

Suas composições foram influenciadas tanto pela música folclórica brasileira quanto por elementos estilísticos da tradição clássica europeia.

Uma de suas obras mais importantes são as Bachianas Brasileiras (1930-1945). E seus Etudes para Violão (1929) e 5 Prelúdios (1940) foram muito importantes para o repertório violonístico brasileiro e influenciaram uma geração de artistas da MPB que vieram depois.

Heitor foi mestre de muitos compositores brilhantes. Talvez, o mais consagrado seja o grande maestro e compositor Tom Jobim, que tornou o pensamento de Villa-Lobos ainda mais popular, o expressando e sintetizando na MPB. O músico Dado Villa-Lobos é sobrinho-neto de Heitor.

O Trenzinho do Caipira

Uma de suas obras mais famosas é O Trenzinho do Caipira, que – com letra de poema de Ferreira Gullar, foi gravada por grandes nomes da MPB, como:

  • Maria Bethânia;
  • Edu Lobo;
  • Egberto Gismonti;
  • Simone;
  • Zé Ramalho;
  • e Hermeto Pascoal

Lá vai o trem com o menino 

Lá vai a vida a rodar 

Lá vai ciranda e destino 

Cidade e noite a girar 

Lá vai o trem sem destino

Pro dia novo encontrar 

Correndo vai pela terra 

Vai pela serra Vai pelo ar

O Trenzinho do Caipira – Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar

Além dessa, também se destacam a Tocata da Bachiana, Nº 2, e a Ária (Cantilena), da Nº 5, e Melodia Sentimental (adaptada por Dora Vasconcellos e regravada por nomes como Elizeth Cardoso, Zizi Possi, Djavan, Ney Matogrosso, João Bosco, Mônica Salmaso e Maria Bethânia).

Heitor Villa-Lobos nos deixou aos 72 anos, vítima de um câncer, mas seu legado para a música brasileira e mundial é eterno! 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS