Tem coisas que só um fã é capaz de fazer para agradecer ao seu ídolo pelo que ele representa. O disco Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores, em que o artista se debruça sobre a obra dos Racionais MC’s para criar suas próprias narrativas, nasceu desse contexto. Agora, o trabalho ganha mais uma camada, pois chegou o momento dos fãs do próprio Emicida terem contato com o projeto em seu formato mais imersivo: o show. O rapper paulista anuncia a Emicida Racional MCMV Tour. A turnê passa por São Paulo, no dia 30 de abril, no Espaço Unimed; Rio de Janeiro, em 16 de maio, no Vivo Rio; Curitiba, em 27 de junho, no Igloo; Recife, em 22 de agosto, no Classic Hall e Belo Horizonte, em 5 de setembro, no BeFly Hall. Ingressos aqui.
Além de ser um acrônimo do álbum Mesmas Cores & Mesmos Valores, o nome da turnê, MCMV, faz referência ao ano de 1905 em algarismos romanos, ou seja, quando a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, foi publicada. Assim como o teórico alemão estabeleceu novos parâmetros para a física, afirmando que tempo e espaço não são absolutos, mas relativos ao observador, Emicida levará o conceito para cima do palco, propondo uma experiência única e pessoal ao público presente — algo de fã para fã. De acordo com o artista, esse momento estabelece um novo conceito do que deve ser um show de rep — escrito com E, ao invés de A, fazendo referência a “ritmo e poesia”.
Com direção musical do próprio Emicida, produção musical de Fejuca e coprodução de Damien Seth, o espetáculo percorrerá o repertório do novo disco, como “Finado Neguim Memo?” e “Us Memo Preto Zica”, e ainda apresentará músicas de outras fases da carreira do artista, da sua primeira mixtape “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida, até que Eu Cheguei Longe…” (2009) ao celebrado AmarElo (2019).

“Conseguimos fazer um álbum incrível e, embora o resultado final seja fantástico, o que vivenciamos no estúdio foi transcendental. Mas nas gravações é uma experiência intimista, para poucos e, justamente por ser dessa forma, permite tanta sensibilidade. O que pretendemos fazer com esse espetáculo é levar ao palco esse nível de emoção. Mais do que uma analogia divertida com a Teoria da Relatividade, queremos que essa equação seja parâmetro para alcançar o máximo que um MC pode ser no palco e elevar isso ao quadrado. É igual a um MC ao quadrado. Por meio dessa premissa e, com ela, vamos passear por toda a jornada a partir da sabedoria e da técnica de hoje. Novos arranjos, novas interpretações, mas com o mesmo propósito. A ‘Emicida Racional MCMV Tour’ nos desafiou a olhar para tudo que já fizemos no palco e ir além!”, diz Emicida.
O show da MCMV Tour é a maneira como Emicida encontra para dar o seu “muito obrigado” aos Racionais MC’s e aos mestres que vieram antes. Uma jornada em que começo, meio e fim se confundem – afinal, tempo e espaço são relativos.



