RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Especial: 12 curiosidades sobre a banda Capital Inicial

Com uma carreira que atravessa mais de quatro décadas, a banda Capital Inicial consolidou-se como um dos nomes mais icônicos do rock brasileiro. 

Nascida em Brasília, em meio ao fervilhante cenário do rock nacional dos anos 80, a banda conquistou gerações com seu som enérgico e letras marcantes. 

Formada em 1982 por Dinho Ouro Preto (vocal), Fê Lemos (bateria), Flávio Lemos (baixo) e Loro Jones (guitarra), a banda viveu momentos de glória, crises e reinvenções.

A seguir, apresentamos 12 curiosidades que ajudam a contar essa história.

12 curiosidades sobre a banda Capital Inicial

  • 1. Vindos da Turma da Colina

A banda Capital Inicial – assim como outras bandas de rock nacional nos anos 80, como Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso e Plebe Rude – se formou a partir dos encontros da chamada “Turma da Colina”, um grupo de jovens que se reuniam no final da década de 70, em uma área habitacional da Universidade de Brasília (UnB), apelidada de “Colina” para se divertir e ouvir rock. 

Considerada um dos primeiros movimentos culturais de Brasília, esses jovens tiveram contato com o punk-rock inglês e americano, como as bandas Sex Pistols e Ramones. Esses jovens eram, nada menos, que o futuro do rock brasileiro.

  • 2. Origens no Aborto Elétrico

Entre esses jovens da “Turma da Colina”, estavam simplesmente Renato Russo e os irmãos e Flávio Lemos. Fê Lemos (na bateria) e Renato (no baixo) juntaram-se com oguitarrista André Pretorius para formar a banda “Aborto Elétrico”.

Pretorius, que era filho de um embaixador da África do Sul (era ele, inclusive, quem trazia os discos de fora do Brasil pra apresentar pra galera), completou 18 anos no final de 1979 e teve que voltar para servir o exército no seu país. 

Renato passou então para a guitarra e assumiu também os vocais da banda. Quem assumiu o baixo foi o irmão de , Flávio. Pouco depois, as guitarras passaram para Ico Ouro-Preto, irmão do Dinho Ouro Preto, ficando Renato apenas com os vocais e grande parte das composições.

A banda se separou em 1982, dando origem – mais tarde – ao Capital Inicial (Fê e Flávio Lemos se juntaram a Dinho Ouro Preto e Loro Jones) e à Legião Urbana (Renato Russo se juntou a Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá –  que faziam parte da banda Dado e o Reino Animal, e Renato Rocha, que logo deixou a banda).

Dinho Ouro Preto e Loro Jones também tinham integrado a banda Dado e o Reino Animal.

Renato Russo, Fê e Flávio Lemos, na época do Aborto Elétrico | Imagem: Reprodução
  • 3. A primeira vocalista do Capital era uma mulher (e Dinho Ouro Preto era fã do Aborto Elétrico!)

Quando o Aborto Elétrico terminou, os irmãos Lemos chamaram o ex-guitarrista da banda Blitx 64 (também de Brasília), Loro Jones, e uma cantora chamada Heloísa Helena para formar o Capital Inicial. 

Depois de um mês tocando em um teatro da Associação Brasiliense de Odontologia, Heloísa teve que deixar a banda, por pressão dos pais, que não aceitavam a carreira artística da filha.

Os Lemos fizeram então uma audição para um novo cantor, e Dinho Ouro Preto (que era fã do Aborto Elétrico e ia aos show da banda) assumiu o cargo. 

  • 4. Composições famosas desde a época do Aborto Elétrico

Quando entrou Dinho entrou para o Capital Inicial, o vocalista insistiu para que a banda incluísse canções da época do Aborto Elétrico no repertório. Algumas dessas canções  vieram a se tornar grandes sucessos do Capital, como “Veraneio Vascaína” e “Fátima” (ambas parcerias entre Renato Russo e Flávio Lemos), que entraram para o primeiro álbum da banda, em 1986.

Dinho Ouro Preto tambémchamou Renato Russo para concluir a letra de “Música Urbana”, parceria de Renato com todos os companheiros da época de Aborto Elétrico, e canção que também entrou para o primeiro álbum do Capital Inicial, tornando-se um dos primeiros sucessos da banda.

  • 5. Dinho Ouro Preto é meio-irmão de Dado Villa-Lobos

Sim! São muitos os nomes conhecidos da nossa música popular brasileira envolvidos nesta turma. Que foram dando origem a diversas bandas importantes no cenário do rock nacional. O mais curioso é que Dinho Ouro Preto (vocalista do Capital Inicial) e Dado Villa-Lobos (guitarrista da Legião Urbana) são meio-irmãos!

Como Dado contou em uma entrevista sobre Dinho: “Nos conhecemos desde os nove anos de idade.  Morávamos no mesmo prédio e depois minha mãe casou com o pai dele. Isso já tem quarenta anos. Fomos criados juntos e somos muito próximos. Nos falamos todos os dias. Considero ele meu irmão e é meu melhor amigo”.

A mãe de Dado e o pai de Dinho eram diplomatas trabalhando em Brasília.

Dado Villa-Lobos e Dinho Ouro Preto são meio-irmãos | Foto: Divulgação/Felipe Giubilei
  • 6. Foram dois anos do primeiro show para o primeiro álbum

O primeiro show do Capital Inicial aconteceu em julho de 1983 na Universidade de Brasília (UnB), e desde a sua estreia, a banda conquistou espaço nos maiores palcos do país.

A banda seguiu em constantes viagens e apresentações nos principais palcos do underground do rock brasileiro. Em 1984, o ritmo cada vez maior de viagens indicou a necessidade de estarem mais próximos do seu principal mercado, as regiões Sudeste e Sul. 

No final do ano, a banda assinou o seu primeiro contrato fonográfico, com a gravadora CBS (atual Sony), e os músicos se mudaram para São Paulo no início de 1985. Logo em seguida, lançaram o seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo “Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero”.

O primeiro LP, “Capital Inicial”, já pela gravadora Polygram, foi lançado em 1986.

  • 7. Cinco anos sem Dinho Ouro Preto

Em 1993 – depois de mais quatro álbuns lançados – divergências musicais e pessoais levaram o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. Durante o tempo em que Dinho ficou fora da banda, o Capital Inicial – agora com o santista Murilo Lima nos vocais – lançou dois álbuns: “Rua 47″, em 1995, e “Capital Inicial Ao Vivo”, em 1996.

A volta da formação original aconteceu em março de 1998, com Dinho Ouro Preto assumindo os vocais da banda novamente.

  • 8. Volta ao topo com o sucesso do “Acústico MTV”

Com a volta de Dinho, novo álbum lançado – “Atrás dos Olhos”, em 1998 – e uma turnê internacional, a banda resolveu – durante a turnê que estava fazendo no Brasil – fazer um disco ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. 

Rapidamente, esta ideia se transformou no projeto de um disco acústico, em parceria com a MTV Brasil. O CD e DVD “Acústico MTV: Capital Inicial”, com a participação de Kiko Zambianchi na canção “Primeiros Erros”, sucesso composto por Kiko. 

Lançado no ano 2000, o álbum foi um grande sucesso comercial – foi três vezes disco de platina pela ABPD e vendeu mais de um milhão de cópias.   – marcando o ressurgimento da banda. Em 2001, ainda com a turnê do ”Acústico MTV”, a banda fez um aclamado show no Rock in Rio, com uma plateia de 250 mil pessoas.

  • 9. Mudanças na formação

Em 2002, depois de 20 anos de banda, o guitarrista Loro Jones deixou o Capital Inicial e a em seu lugar entrou outro guitarrista: o paulistano Yves Passarell.

  • 10. Tributo ao Aborto Elétrico 

Em 2005, a banda lançou o décimo álbum de estúdio e o segundo DVD, “MTV Especial: Capital Inicial – Aborto Elétrico”, um álbum de tributo à lendária banda Aborto Elétrico, precursora do punk rock de Brasília e que gerou o Capital Inicial e a Legião Urbana

Sua versão em DVD mistura um documentário onde os integrantes contam a história do Aborto Elétrico, com todas as músicas do álbum intercaladas entre as entrevistas.

  • 11. Acidente de Dinho Ouro Preto

Em 2009, durante um show em Patos de Minas, Dinho Ouro Preto sofreu uma queda de três metros do palco, resultando em um traumatismo craniano leve. Após a recuperação, o artista voltou aos palcos com o álbum “Das Kapital”.

Segundo Dinho, este álbum marca o início de uma terceira fase do Capital Inicial, depois da inicial e do retorno, “dos discos mais com a nossa cara, com o tipo de som que a gente gosta”.

  • 12. 40 anos de história

Em 2022, a banda lançou o sexto álbum ao vivo e o sexto DVD da carreira, “Capital Inicial 4.0”, em comemoração aos 40 anos de carreira. Com uma plateia recheada de fãs de todo o Brasil e participações especiais, o espetáculo aconteceu na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e contou com as participações especiais de Ana Gabriela, Carlinhos Brown, Pitty, Samuel Rosa e Vitor Kley.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS