Nas últimas semanas, aconteceu mais uma rixa entre brasileiros e portugueses nas redes sociais. Alguns brasileiros muito criativos, criaram um novo meme: a Guiana Brasileira.
O meme fala que Portugal é um anexo do Brasil na Europa, ou melhor, nosso vigésimo oitavo estado. E é claro que muitos portugueses cronicamente ativos na internet não gostaram.
O meme ganhou destaque no Tiktok, X, Bluesky e Instagram. Tem um vídeo que faz um tour por Portugal destacando os lugares com nomes ‘abrasileirados’.
Na Guiana Brasileira temos Vitória da Reconquista, Rio de Fevereiro, Mato Grosso do Norte e Pernambuco em pé. Esse último faz uma alusão ao formato territorial de Portugal que lembra o estado de Pernambuco, mas posicionado de cima para baixo.
Confira abaixo:
Quando nasceu a rixa?
A cultura e o comportamento brasileiro tem cada vez mais contagiado os portugueses. O jornal Diário de Notícias publicou uma matéria em 2021 alertando a população que jovens e crianças estão ‘falando brasileiro’. Elas utilizam palavras e linguajar que aprenderam com youtubers que são muito assistidos naquela parte da Europa. Na época o assunto viralizou na internet e chamaram de ‘colonização reversa’.
Em novembro de 2024, o time feminino do Barcelona anunciou a contratação da portuguesa Kika Nazareth usando a expressão brasileira “fala, galera!”. Portugueses reclamaram nas redes, acusando o clube de usar “brasileirismos” e ignorar o jeito de falar de Portugal. A polêmica viralizou e brasileiros entraram na brincadeira, apelidando Portugal de “Guiana Brasileira”, como se fosse uma extensão do Brasil.
Qual foi a reação dos Portugueses?
Alguns influenciadores portugueses postaram vídeos questionando a existência da Guiana Brasileira. Conhecida como Noka, a influencer fez um vídeo dizendo que Guiana é um país vizinho do Brasil. Ela se refere a Guiana Francesa que faz divisa com o estado do Amapá.



