Hoje é aniversário de um dos grandes nomes da música popular brasileira: o cantor, compositor e pianista carioca, Ivan Lins completa oito décadas de vida. E, para comemorar o aniversário desse artista talentoso, vamos saber a história por trás de um dos seus maiores sucessos: a música “Lembra de Mim”.
Sobre Ivan Lins
Nascido no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1945, Ivan Lins completa 80 anos neste 2025.
Influenciado por gêneros musicais diversos como o jazz, o pop norte-americano, a bossa nova, o samba e o soul, o artista tornou-se conhecido do grande público quando começou a participar dos festivais de música brasileira do fim dos anos 60, conquistando o Brasil e o mundo com suas canções.
Em 1970, Ivan Lins ficou em segundo lugar no 5º Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, com a música “O Amor é o Meu País” (parceria com Ronaldo Monteiro de Souza).
No mesmo ano, Elis Regina lançou um dos maiores sucessos da sua carreira, “Madalena”, também composição de Ivan e Ronaldo. Era o início de uma consagrada trajetória construída por Ivan Lins dentro da música brasileira e o primeiro de muitos clássicos que vieram depois.
Neste mesmo ano de 1970, Ivan Lins lançou o seu álbum de estreia, “Agora”, o primeiro de uma série de dezenas de álbuns, entre estúdio, ao vivo, parcerias e coletâneas. O disco mais recente é de 2024: “Abre Alas: George Robert Jazz Orchestra e Ivan Lins”.
Ivan Lins foi gravado pelos principais artistas da MPB, entre eles Gal Costa, Simone, Zizi Possi e Emílio Santiago.
O artista carioca é também um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior, tendo tido canções registradas nas vozes de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, George Benson, Sting, Diana Krall, Barbra Streisand e Quincy Jones.
Ao longo de sua carreira, Ivan Lins compôs mais de 600 canções sozinho ou em parceria com outros compositores – entre eles o letrista Vitor Martins, parceiro mais constante.
Escreveu mais de 90 trilhas para filmes e novelas, ganhou diversos prêmios importantes – entre eles, foi o primeiro brasileiro a vencer a categoria “Melhor Álbum do Ano”, no Grammy Latino, em 2005, com o disco “Cantando Histórias”. Este mesmo álbum ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
Além disso, Ivan Lins foi indicado a um Grammy Award, a maior premiação da música mundial, como “Melhor Álbum de Jazz Latino”, por “The Heart Speaks”, em 1996, uma parceria com o trompetista de jazz americano Terence Blanchard.
Outros dos maiores sucessos da carreira de Ivan Lins, todas elas em parceria com Vítor Martins, estão as seguintes canções:
- Abre Alas (1974)
- Somos Todos Iguais Nesta Noite (1977)
- Cartomante (1977)
- Aos Nossos Filhos (1978)
- Começar de Novo (1979)
- Novo Tempo (1980)
- Depende de Nós (1984)
- Vitoriosa (1985)
- Desesperar Jamais (1991)
- Lembra de Mim, música sobre a qual vamos saber a história agora.
História da música “Lembra de Mim”
Uma das canções mais emocionantes da música brasileira, “Lembra de Mim” é um clássico atemporal, capaz de atravessar profundamente cada pessoa que a escuta.
Uma parceria de Ivan Lins com o letrista Vítor Martins, seu parceiro mais constante, a canção que fala sobre a saudade de um amor vivido marca gerações desde que foi lançada.

“Lembra de Mim” foi composta em 1992, época em que Ivan Lins vivia em Los Angeles, na Califórnia, por conta da grande projeção internacional que sua música tomou. Apesar de muitos feitos nos Estados Unidos da América, o artista estava sentindo uma enorme saudade do Brasil, do Rio de Janeiro e de tudo que fazia parte de sua vida e identidade enquanto brasileiro.
Essa saudade pulsante ficou registrada em uma série de canções que ele criou durante aquele período, as quais ele reuniu sob o título de “Saudades do Rio”.
A experiência de viver em uma cidade como o Los Angeles, com seu ritmo acelerado e estilo de vida completamente diferente do que Ivan conhecia, acabou inspirando o nascimento de uma melodia carregada de nostalgia e melancolia que viria a ser a base de “Lembra de Mim”.
O artista deu um depoimento sobre a composição da canção: “Eu ficava lá no meio dos americanos e tudo, mas eu não conseguia fazer música americana, só fazia música inspirada no mestre Tom Jobim e na Bossa Nova.”, conta Ivan Lins.
A melodia de lembra de mim ficou guardada por quase dois anos, quando Ivan voltou ao Brasil e começou a pré-produzir o seu álbum “Anjo de Mim”, que foi lançado em 1995.
Ele decidiu incluir a canção no novo álbum e mandou a melodia para o amigo e parceiro Vitor Martins, que ficou responsável pela letra. Vitor criou uma letra que trouxe ainda mais profundidade para a música, transformando-a em um relato emocionante sobre saudade e reencontros.
Simples e sensível, a canção atravessa e toca profundamente quem já viveu a dor da saudade de um amor que já não existe mais, que acabou por alguma razão, deixando um vazio no peito de quem o viveu.
Ivan Lins também compartilhou que, ao ler a letra de Vítor Martins, sentiu um aperto no coração, pois ela trouxe à tona memórias de uma paixão do passado, uma relação intensa que terminou de forma abrupta e que o deixou abalado por anos:
“Quando eu recebi a letra do Vítor, eu lembrei da minha primeira paixão, com uma namorada chamada Vera Lúcia, lá da Tijuca. Foi assim uma paixão louca, eu tinha uns 19 anos e ficou marcado, porque ela terminou comigo (eu era muito chato mesmo!). Depois disso, eu nunca mais a vi.”, relata Ivan.
E continua: “E aí você fica com aquela imagem daquela menina maravilhosa. Quando eu recebi aquela letra do Vítor, passou pela minha cabeça a Vera aí eu pensei: ‘Pô bicho, eu gostaria de revê-la, conversar com ela… mas agora já é tarde demais.’”. Nesta época, o artista já estava casado com Valéria Lins, sua esposa até os dias atuais.
“Até que um dia, anos mais tarde, eu reencontrei com a Vera Lúcia na saída do Canecão (antiga casa de shows do Rio de Janeiro), eu um show da família Caymmi, ela me reconheceu, me chamou, eu estava com a Valéria apresentei a Valéria para ela e tudo. E ela continuava bonita do mesmo jeito.”
A música ganhou para Ivan Lins um significado pessoal e, talvez por isso mesmo, essa autenticidade seja uma das razões pelas quais “Lembra de Mim” emociona tanto e se conecta tão profundamente com quem a ouve.
Embora Ivan não saiba se Vítor Martins também se inspirou em alguém ao escrever a canção, a letra parece cair como uma luva para qualquer pessoa que já tenha experimentado a saudade de um amor que ficou no passado.
“Lembra de Mim” foi eternizada em duas interpretações emocionantes que se destacaram em novelas brasileiras: a primeira foi essa de 1995, em que Ivan Lins emprestou sua voz para a trilha sonora de “História de Amor”, novela que marcou época e trouxe essa canção como pano de fundo para a trama.
Mais tarde, em 2009, foi a vez do saudoso Emílio Santiago – que havia gravado a canção em um álbum de 1998, dar nova vida à música na novela “Caminho das Índias”, com sua belíssima e inesquecível voz.



