RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

“Me leve pela mão”, premiado romance histórico e best seller do New York Times, estreia no Brasil

Dolen Perkins-Valdez é escritora e professora no departamento de literatura da American University. Wench, seu livro de estreia, se tornou best-seller do New York Times. Me leve pela mão é seu primeiro livro publicado no Brasil pela Editora José Olympio.

Me leve pela mão é uma obra de ficção livremente inspirada em um caso real. Em junho de 1973, as irmãs Minnie Lee e Mary Alice Relf foram esterilizadas sem consentimento por uma agência subsidiada pelo governo no estado do Alabama. A partir de uma narrativa sensível, a autora Dolen Perkins-Valdez levanta questionamentos contra um sistema que parece implacável.

A história se passa no Alabama, em 1973. Civil Townsend é uma jovem negra recém-formada em enfermagem, carrega consigo o sonho de fazer a diferença através de sua profissão. Criada por um pai médico e uma mãe artista, ela sempre acreditou que a educação e o cuidado poderiam transformar vidas. Para a jovem, oferecer orientação e acesso à saúde é um ato de justiça, especialmente para aqueles que sempre foram invisibilizados pela sociedade.

No entanto, sua pretensão de contribuir para um futuro mais digno não parece tão simples. Em sua primeira semana de trabalho, Civil se depara com uma realidade que desafia suas crenças. Ao atender as irmãs India e Erica Williams, de onze e treze anos, se dá conta de que colabora com uma experimentação clandestina: ainda imaturas sexualmente, as meninas são submetidas a testes com um anticoncepcional não aprovado para uso seguro.

Ao perceber que as jovens não têm controle sobre o próprio corpo, Civil Townsend se aproxima da família Williams e descobre, pouco a pouco, que aquele não é um caso isolado, mas parte de um padrão cruel e silencioso que recai sobre pessoas negras e pobres. Determinada a denunciar essas violações, Civil se depara com a negligência e o descaso do Estado contra essa população. E acaba descobrindo que o caso das irmãs Williams estava tão entrelaçado com a história de sua própria família.

Há séculos mulheres são negligenciadas em todos os países do mundo. No Brasil, a escalada da violência doméstica parece não ter fim. Sobre esse tema, a jornalista Ana Paula Araújo acaba de publicar o livro “Agressão – a escalada da violência

doméstica no Brasil” em que ela volta seu olhar à violência doméstica ― um crime silencioso, devastador e, infelizmente, cotidiano. No livro, Ana mostra todas as facetas da violência de gênero: física, psicológica, sexual, institucional, patrimonial e virtual.

A propósito, Ana Paula Araújo é a convidada da jornalista e apresentadora Fabiane Pereira, domingo, às 20h, no programa Vozes da Vez, da Novabrasil FM.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS