RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

MIS REALIZA MAIOR EXPOSIÇÃO SOBRE RAUL SEIXAS JÁ FEITA 

Raul Seixas é lembrado e homenageado na exposição “Baú do Raul”, no MIS, Museu de Imagem e Som, pela curadoria de André Sturm. A exposição traz 13 das mais renomadas obras do cantor, como Gira, Maluco Beleza, Cowboy Fora da Lei e Mosca na Sopa, trazendo itens pessoais do artista guardados carinhosamente pela filha, Vivian Costa, e outros colecionados pelo fã e amigo pessoal, Sylvio Passos.

Na estreia da exposição, Costa e Passos estiveram presentes, vendo pela primeira vez e se emocionando junto ao público. A filha comenta que Raul tinha o hábito de guardar as coisas e que isso veio da mãe do cantor, Maria Eugênia. O baú, cheio de legados e memórias inesquecíveis ficou aos cuidados de Ângela Maria, conhecida como Kika Seixas, única esposa brasileira do cantor e mãe de Vivian.

Se ele guardava todo esse material, é que com certeza ele tinha vontade que os fãs pudessem ter acesso e ver de pertinho. Acho muito legal as pessoas poderem ver o processo criativo dele, de perto”, comenta a filha. 

A exposição traz uma imersão única da vida do cantor e uma cenografia exclusiva de suas músicas e discos. São dois andares com fotografias, colagens, vestimentas e referências a sua história. Em um dos espaços, é possível entrar em um dos camarins e se preparar para subir ao palco como Raul, no Karaokê que a exposição preparou.

Raul Seixas foi considerado um dos pioneiros do Rock Brasileiro. Com seu jeito único misturava o estilo com o MPB, ia do brega ao psicodélico, com uma pegada provocativa,  trazendo temas filosóficos, esotéricos, contraculturais e políticos. O famoso grito “Toca Raul” nasceu nos anos 80, quando os fãs  em meio a qualquer estilo musical e em qualquer show, sempre pediam para tocar o Maluco Beleza. Aliás, o apelido surgiu pelo álbum O Dia Em Que A Terra Parou, de 1977, e que é o único álbum do cantor composto com um só parceiro, Cláudio Roberto.  

Raul Seixas completaria 80 anos esse ano, mas faleceu com apenas 44 anos, em 1989. A curadoria relembra a frase do cantor “morte que talvez seja o segredo desta vida, eu não tenho medo de morrer, tenho medo de que me esqueçam”, e a exposição traz a vida de Raul Seixas e mostra que é impossível esquecer dele. Apesar da morte precoce,  a sua música permanece viva e sempre tem espaço para um “Toca Raul”.

Como visitar

Mis – Museu de Imagem e Som –
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa

Ingressos: R$ 30 (Inteira) e R$15 (meia) e às terças o ingresso é gratuito. 

Para mais informações: https://mis-sp.org.br/exposicao/bau-do-raul/

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS