Matheus Carrilho é nome em ascensão no pop brasileiro – conhecido por sua belíssima sonoridade, estética visual e luta pela comunidade LGBTQIAPN+ e causas sociais. Apesar dos quase 15 anos de carreira, acaba de lançar seu primeiro disco solo.
Nascido em Goianésia, interior do estado de Goiás, em 1988, Mateus Carrilho sempre se imaginou à frente das câmeras da televisão. Desde a infância, chamava atenção pela sua facilidade em criar histórias, montando, com objetos de casa, cenários de programas de TV onde ele mesmo era o apresentador.
Mas Goianésia ficou pequena para o tamanho do talento de Mateus então decidiu partir para capital do estado, Goiânia e encarar novos desafios iniciou o curso de Publicidade, mas no último período resolveu abandonar para seguir seu sonho.
O menino que brincava de fazer programa de televisão ficou conhecido em um outro palco, o palco da música.
Matheus Carrilho
A Banda Uó
Em 2011, Mateus ficou conhecido pelo público por integrar a Banda Uó, ao lado de Candy Mel e Davi Sabbag, alcançando rapidamente o sucesso, com talento e autenticidade, dentro do cenário musical – Tecnobrega e pop – predominante na região.
Com a Banda Uó, o single “Shake do Amor”, uma versão tecnobrega de “Whip My Hair”, da cantora Willow Smith, despontou marcando presença em diversas playlists musicais. Mudaram pra SP e lançaram o EP “Me Emoldurei de Presente Pra Te Ter” e dois álbuns: “Motel” e “Veneno”.
Em 2017, os integrantes decidiram partir para novos rumos em carreira solo e lançaram “Tô Na Rua” como forma de agradecimento ao público pelos sete anos juntos.
Carreira Solo
No mesmo ano, Mateus foi convidado a participar do single “Corpo Sensual”, da Pabllo Vittar, que conta com mais de 70 milhões de streams e 317 milhões de views no Youtube.
Em 2018, Matheus lançou o EP “Não Nega”, com 5 músicas, participação da MC Tha, e o clipe da canção “Privê” atingiu 9 milhões de visualizações no Youtube e 10 milhões de streams nas plataformas digitais. Em seu primeiro ano de carreira solo, foi presença garantida nos principais festivais de música no país, como Lollapalooza Brasil e o Hopi Pride. Além de se apresentar no Prêmio Multishow e participar do MTV MIAW.
Ao lado de Tainá Costa lançou, em 2019, sua música autoral“ Toma”. Recebeu o convite para participar de “Chega”, com Duda Beat e Jaloo. Faixa se tornou single de platina, com enorme sucesso.
Em 2020, o cantor lançou o projeto “Dose Dupla” com duas faixas e videoclipes:“ Motor Acelerado” e “Inimigo do Fim”. Em 2021, o cantor iniciou sua série de lançamentos com o single “Pancada” em parceria com MC Dricka e Thai.
Em setembro de 2021, se juntou a Gloria Groove para o hit “Noite de Caça”. Em 2022, o cantor lançou o single “Faz Fumaça”.
Para este ano de 2023, Mateus trabalha no lançamento do primeiro álbum da carreira solo Paixão Nacional que chegou com muitas novidades e uma repaginada visual e sonora e estética totalmente nova – com muita brasilidade, valorizando o que é da nossa cultura.
“Minha ideia não foi voltar para o passado mas, sim, beber do passado para criar o novo, o futuro.” diz Matheus Carrilho sobre primeiro álbum solo
Em entrevista para Lívia Nolla, Matheus fala sobre suas inspirações para primeiro álbum. Buscou inspiração em Jorge Ben Jor (principalmente ‘Samba Esquema Novo), João Gilberto, Cartola, Caetano Veloso e Sérgio Mendes. Da cena atual, ele buscou inspirações em Kevin o Chris e João Gomes.
Eu acho que trago muito essa coisa do vintage, só que mesclado com a modernidade, porque eu sou uma pessoa contemporânea. Eu adoro beber das referências antigas e, ao mesmo tempo, trazer coisas atuais.
Sobre o ‘Vitrine’
O Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.
Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.
Confira a playlist oficial do programa: