Essa semana, no Mesa pra Dois, falamos sobre um assunto que tem gerado muitas dúvidas: a Febre Maculosa. A Dra Denise Steiner falou nesta semana sobre os impactos dessa doença que voltou a aumentar no país, e principalmente no estado de São Paulo, na saúde da pele.
E também a nossa colunista Kathi Drisner abordou o assunto em relação aos pets. Será que eles podem ser contaminados por essa bactéria, que em humanos tem um alto índice de letalidade?
Saiba mais a seguir:
Febre Maculosa em cães?
Assim como humanos, os pets também estão suscetíveis à febre maculosa. Então vamos entender melhor como tudo isso acontece.
Quem transmite a doença não é a capivara, é o carrapato-estrela, que transmite a bactéria do gênero Rickettsia.
Ela não é transmitida de cachorro para cachorro, de humano para humano, de cachorro para humano, de capivara pra cachorro. É sempre pela picada do carrapato.
Alguns cuidados podem ajudar na prevenção da doença, que é:
- Não deixar o seu pet ter contato com capivaras ou no ambiente delas;
- Tenha cuidado com áreas de mata ou que vivem capivaras, gambás e cavalos do mato;
- e também áreas de capim alto, pois os carrapatos podem se esconder nesses locais.
Lembrando que os cães e gatos NÃO transmitem a doença para humanos, mas eles podem levar o carrapato para dentro de casa, então após os passeios lembre-se de verificar todo o corpo do animal, principalmente nas áreas da virilha, base do rabo, entre os dedos e na região da orelha, que são regiões mais quentinhas e escuras e os carrapatos gostam de se esconder nesses lugares.
Ouça todas as colunas completas do Mesa pra Dois logo abaixo.
O cuidado com o açúcar para crianças e acolher os defeitos também foram destaques da semana, no Mesa pra Dois
Você já ouviu falar sobre a “shine teory”?. É uma teoria que tem tudo a ver com o universo feminino e a nossa colunista Aline Dini explicou tudo na coluna Mulher 4.0.
Em conversa com a apresentadora Michelle Trombelli, Aline também deu uma dica de livro sobre maternidade real e os motivos que levam as mulheres a optarem (ou não) em se tornarem mães.
Em tempos em que tudo leva as pessoas a buscarem a perfeição, a jornalista também falou sobre a ideia de reforçar a nossa autenticidade e acolher mais os nossos defeitos.
Na coluna do dia 30 de junho, Aline e Michelle falam sobre as resoluções de ano novo e dão dicas de como buscar as metas traçadas no início de 2023 que ainda não foram alcançadas.
Outros destaques da semana:
- Turistando de Bicicleta:A coluna Viagem Consciente com Daniel Nunes fala sobre como explorar novas cidades em viagens sobre duas rodas.
- Safari no Quênia: O jornalista Paulo Cabral contou nesta semana uma história sobre um safári que fez uma vez no Quênia, na África, quando viu uma cena de zebras sendo devoradas por crocodilos. Qual foi o aprendizado da cena?
- Sarau da Morena:
- A chef Morena Leite, que é mãe de duas filhas e também prepara refeições escolares, fala sobre como reduzir a ingestão de açúcar nas crianças.
- No Sabores do Brasil, dentro do Sarau da Morena, a nossa colunista conta sobre a Matula, um prato típico de Goiás que também é a cara do Brasil.
- Na Receita de Felicidade desta semana, a chef Morena Leite conversou com o chef Fabrício Lemos, de Salvador, que dividiu com os ouvintes o que o torna mais feliz e o seu prato preferido.
As colunas do Mesa pra Dois da semana
Todos os dias, temos novidades de diversos segmentos pelos nossos colunistas:
- Segunda-feira: você confere dicas sobre Saúde e Beleza com a Dr. Denise Stainer; além de curiosidades e bem-estar pet no Áudio Caramelo, com Kathi Drisner.
- Terça-feira: você descobre o mundo a partir das Descobertas do Cabral, com o Paulo Cabral.
- Quarta-feira: tudo sobre o que há de mais novo no mundo da tecnologia, com o apresentador do Canal Tech Wagner Wakka.
- Quinta-feira: vamos falar de turismo e Viagem Consciente, com Daniel Nunes.
- Sexta-feira: temos agenda cultural, com Lorena Calábria, jornalista e apresentadora do Radar.
Ouça as colunas do Mesa pra Dois:
Confira o Áudio Caramelo:
Confira as colunas do Mulher 4.0: