Péricles se prepara para o lançamento de seu mais novo álbum, “Calendário”. O trabalho é o primeiro com inéditas depois do lançamento do álbum “Céu Lilás”, em 2021. Entre as oito faixas, uma é uma homenagem à eterna Padroeira da Liberdade, Rita Lee.
Saiba mais:
Péricles homenageia Rita Lee
Popularmente conhecido como Rei da Voz, Péricles demonstrou sua reverência a outra majestade: Rita Lee. A música “Desculpe o Auê“, música lançada em 1983. O sucesso integrou o disco “Bombom”, da paulistana e seu companheiro Roberto de Carvalho, e narra um pedido de desculpas de Rita após uma discussão por ciúmes.
Em levantamento feito pelo ECAD, “Desculpe o Auê” ocupa a 5° posição de músicas mais tocadas da artista nos últimos 10 anos. Ainda segundo o estudo, a faixa também é uma das músicas mais regravadas de sua carreira, sendo a sexta colocação no ranking com doze músicas.
Péricles, junto com o produtor musical Izaias Marcelo, deu um novo frescor a canção com dois tons diferentes: a primeira parte da música foi gravada em ritmo de bossa nova; a segunda, em pagode.
Em entrevista ao Radar em maio, o cantor falou sobre sua paixão pela música, independente de gênero:
“Eu não vejo muros entre os segmentos, os estilos… para mim é música!” e continuou: “Nunca tive portas fechadas para nada e sempre tive portas abertas com outros artistas também.”
Rita Lee faleceu no dia 8 de maio desse ano por complicações de um câncer de pulmão diagnosticado em 2019. Porém, deixou um legado eterno na cultura e música popular brasileira.
“Calendário” é o segundo álbum de estúdio de Péricles depois de “Céu Lilás” (2021)
Lançado na última quinta (17) em todas as plataformas digitais, “Ainda Me Iludo” é o primeiro single do álbum Calendário – que ganhou videoclipe gravado em um hotel na cidade de São Paulo. A faixa foi composta por Cleitinho Persona, Elizeu Henrique, Lucas Nage, Nageta e Jota Reis.
Cerca de 800 músicas de compositores diversos foram ouvidas por pelo cantor e seu produtor para construção do repertório. Sete delas foram selecionadas. O próprio Péricles é um dos autores da faixa que dá nome ao disco, junto com Clayson Leandro, seu sobrinho, e Lucas Morato, seu filho.
O álbum Calendário também traz uma faixa composta por Thiaguinho, seu companheiro dos tempos de Exaltassamba, junto com Ìndio e com Daniel Miranda: “Essa Não”.
Os títulos de cada uma das faixas são:
1. Ainda me iludo (Cleitinho Persona, Elizeu Henrique, Lucas Nage, Nageta e Jota Reis)
2. Suspeitei do cara (Gbz, Lipe Santos e Rhuan André)
3. Na minha pele (Cleitinho Persona, Elizeu Henrique, Lucas Nage e Nageta)
4. Daquele jeitão (Cleitinho Persona, Elizeu Henrique, Lucas Nage e Nageta)
5. Fiquei no quase (Cleitinho Persona, Elizeu Henrique, Lucas Nage, Nageta e Jota Reis)
6. Calendário (Clayson Leandro, Lucas Morato e Péricles)
7. Essa não (Thiaguinho, Índio e Daniel Miranda, 2012)
8. Desculpe o auê (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1983)
O lançamento está previsto para o final do segundo semestre de 2023.
Por: Bianca Sousa