RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira lança projeto para capacitar artistas a estruturarem suas carreiras

Transformar talentos em carreiras de sucesso, criatividade e paixão pela música em empreendimentos economicamente sustentáveis. Essa é a proposta do “Música é Negócio”, projeto inédito e gratuito lançado pelo Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, em parceria com o Banco BTG Pactual, com a expertise da Saint Paul Escola de Negócios.

A iniciativa oferece aos artistas brasileiros acesso a conhecimento prático e aplicações estratégicas para impulsionar suas trajetórias no mercado musical. O curso será totalmente online e realizado através de videoaulas gratuitas, ministradas por profissionais de referência na indústria musical.

As pré-inscrições estarão abertas a partir de hoje, no site oficial do Música é Negócio. O projeto é direcionado para artistas atuantes como intérpretes, compositores, produtores ou músicos instrumentais.

O curso será dividido em cinco módulos: Marketing e Estratégias Digitais, com Lui Fuller (Digimakki), Vic Oliveira (Digimakki), Mário Canivello (Canivello Comunicação) e Juliana Thomé (Enther Digital); Gerenciamento de Direitos Autorais e Contratos, com Angela Johanssen (UBC), Eduardo Senna (Senna Advogados) e Caio Mariano (Caio Mariano Advogados); Captação de Recursos e Patrocínios, com Luiz Calainho (L21 Corp), Marcus Buaiz (Mynd, Billboard Brasil, Ventre Studio) e Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer (Bonus Track).

Completam o programa do curso os pilares de Construção de Networking e Parcerias, com Gabriel Andrade (Coala Festival), Wilsinho Anastácio (LIVE Talentos) e Pedro Seiler (Queremos!); e Finanças e Planejamento Orçamentário, com especialistas a serem anunciados.

As aulas serão disponibilizadas mensalmente, com lançamentos nas seguintes datas:

· 24 de julho – Marketing e Estratégias Digitais

· 18 de agosto – Gerenciamento de Direitos Autorais e Contratos

· 22 de setembro – Captação de Recursos e Patrocínios

· 20 de outubro Construção de Networking e Parcerias,

· 17 de novembro – Finanças e Planejamento Orçamentário.

Pesquisa revela desafios de artistas brasileiros: 84% enfrentam barreiras financeiras e 54% têm dificuldades em divulgação

O desenvolvimento do Música é Negócio foi embasado em uma pesquisa que teve participação de 100 artistas inscritos do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2025, de todas as regiões do país e representantes de diversos gêneros musicais. Entre os principais resultados, 84% dos artistas apontaram o financiamento e acesso a recursos financeiros como o maior desafio enfrentado em suas carreiras. Divulgação e marketing foram indicados como desafios por 54% dos artistas, enquanto 44% enfrentam dificuldades em planejamento e organização de shows e eventos, e 35% citaram a construção de redes de contato como obstáculo.

A pesquisa revelou ainda que 81% dos artistas financiam seus projetos com recursos próprios, e apenas 19% contam com patrocínios. Sobre a gestão de carreira, 88% dos participantes declararam sentir falta de conhecimento sobre captação de recursos, 47% sobre estratégias de marketing, 39% sobre planejamento de turnês e 34% sobre gestão financeira. Quando o tema é a relação com tecnologia, 46% dos artistas consideram-na uma aliada do seu trabalho, mas 27% ainda têm apenas um conhecimento básico e 14% utilizam a tecnologia sem pleno domínio.

Em relação à monetização, 85% dos artistas afirmaram gerar renda com cachês de apresentações, mas apenas 27% utilizam o licenciamento de músicas como fonte de receita, e 12% trabalham com merchandising. A pesquisa também indicou que 75% dos artistas desejam aprender mais sobre marketing e promoção, 67% querem aprofundar conhecimentos sobre negociações e contratos e 58% sobre finanças e planejamento orçamentário.

O “Música é Negócio” nasce como uma ação prática para fortalecer a base empreendedora da música brasileira. Ao oferecer formação em gestão de carreira, finanças, marketing e direitos autorais, o projeto busca não apenas ampliar as possibilidades dos artistas no mercado, mas criar condições reais para que novos talentos consolidem trajetórias economicamente viáveis e ajudem a moldar um cenário musical mais profissional e conectado com os desafios do futuro.

Sobre o Prêmio

Estabelecido em 1987, o Prêmio da Música Brasileira (PMB) é uma das mais importantes celebrações da riqueza e diversidade da música nacional. O Prêmio homenageia artistas, compositores, produtores e todos os profissionais que contribuem para a excelência da música brasileira. Dedicado a preservar e promover nossa herança cultural, o PMB celebra a história da música enquanto

investe em seu futuro, oferecendo uma plataforma de soluções envolvendo a promoção da música brasileira.

Além de sua renomada premiação anual, o PMB também se dedica à produção de programas como “Por Acaso” e “Casa PMB”, que oferecem experiências musicais únicas e aproximam artistas e público. Por meio desses e de outros projetos, o PMB continua a enriquecer o cenário musical brasileiro, promovendo a criatividade e a inovação, e fornecendo uma ampla plataforma de soluções para a produção de formatos e apresentação musical.

Desde sua criação, o PMB tem sido um palco para celebrar talentos consagrados e emergentes, e suas produções visam não apenas reconhecer a excelência artística, mas também fomentar diálogos e oportunidades para os criadores. Junto a parceiros estratégicos, como uma referência na indústria musical, o PMB trabalha continuamente para inspirar e promover um ambiente vibrante para criadores e amantes da música.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS