“Rei Lear” com elenco formado por drag queens tem novas apresentações no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo

A aclamada montagem da Cia. Extemporânea da tragédia Rei Lear, de William Shakespeare, ganha nova temporada no Teatro Paulo Eiró, entre os dias 7 e 17 de maio, com apresentações de quinta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h.

Dirigida por Ines Bushatsky, a peça traz no elenco as drags Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores e Xaniqua Laquisha. O dramaturgo João Mostazo assina a adaptação do texto.

Pela atuação como o Rei, a drag queen Alexia Twister venceu em 2025 o Prêmio Shell na categoria de Melhor Ator. Alexia foi a primeira drag queen na história a ser indicada e vencer o prêmio mais importante do teatro brasileiro.

Entre as premiações que o espetáculo recebeu, ainda, estão o Prêmio Arcanjo concedido em 2024 à Cia. Extemporânea, na categoria Prêmio Especial, por “inovar Shakespeare com drags”, e a indicação de DaCota Monteiro, no mesmo ano, ao Prêmio Prio de Humor.

Foto: Divulgação.

Considerada pelo jornal Folha de S. Paulo como uma das melhores peças de 2024, com crítica de 5 estrelas, “Rei Lear” estreou naquele ano no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, onde realizou uma temporada de enorme sucesso. Em seguida a peça circulou por vários estados do Brasil.

Na tragédia de Shakespeare, Lear, rei da Bretanha, está muito velho e anuncia que decidiu dividir seu reino entre suas três filhas: Goneril, Regan e Cordelia. Antes de passar a coroa, o monarca pergunta: “qual das três me ama mais?”. Quem demonstrasse maior amor pelo pai ganharia a maior porção de terras. Cordelia, a mais nova e a única que o ama genuinamente, se recusa a participar daquele jogo.

Furioso, Lear decide condenar a caçula ao exílio. Após o banimento da irmã, Regan e Goneril começam uma luta violenta pelo poder. Traído pelas filhas, o velho rei vê seu reino à beira de uma guerra e afunda em uma espiral de loucura, arrependido por banir a única pessoa que o amou de verdade.O espetáculo retorna com uma nova temporada em São Paulo no Teatro Paulo Eiró, de 7 a 17 de maio. As

apresentações integram o projeto de Fomento ao Teatro “Amanhã, e depois, e amanhã: 10 anos de Cia. Extemporânea”, com ingressos gratuitos.

Foto: Divulgação.

Serviço:

  • Rei Lear, da Cia. Extemporânea
  • Temporada: 7 a 17 de maio de 2026
  • De quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h
  • Ingressos gratuitos: distribuição de ingressos 1 hora antes na bilheteria do teatro. Retirada de até 2 ingressos por pessoa.
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 120 minutos
  • Capacidade: 600 lugares
  • Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS