Rio2C 2025 traz para o centro das discussões a busca obsessiva pela perfeição em um mundo cada vez mais tecnológico

A cada ano o Rio2C tem reafirmado sua vocação de antecipar e sinalizar as tendências que movimentam a indústria criativa no Brasil e no mundo – indústria essa que responde por 3% do PIB Global e gera mundialmente 30 milhões de empregos, sendo 1,8 milhões diretos somente no Brasil. Em seu DNA está a busca incessante por abordagens multidisciplinares para gerar novas conexões e estimular ideias inovadoras. Pautado pelo tema The Edge of Perfection (No Limiar da Perfeição), o maior encontro de criatividade da América Latina coloca em evidência as questões que põem em lados opostos a imperfeição humana e a precisão tecnológica. A sétima edição do evento – apresentada por Petrobras e Governo Federal – acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho na Cidade das Artes.

 “O tema da edição de 2025 busca abrir espaço para diálogos sobre como a perfeição – e a sua busca – impactam diversas áreas da sociedade, como arte, ciência, cultura, negócios e meio ambiente. Buscamos investigar as oportunidades, os dilemas e possíveis desigualdades que podem surgir quando a tecnologia desafia os limites da humanidade. Como equilibrar eficiência com autenticidade? Até onde essa busca vale a pena? Quais os limites éticos? E o que se perde nesse caminho? São questionamentos como esses que buscaremos abordar ao longo da nossa programação”, explica Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.

Somente no ano passado passaram pelo Rio2C durante os seis dias do evento cerca de 50 mil pessoas – das quais 1.663 palestrantes de 36 países – e foram realizadas 1.239 reuniões em rodadas de negócios. Dividido em quatro eixos – Summit, Conferência, Mercado e Festival – , aborda temas transversais que passam pelo audiovisual, música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo.

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer’s Room, SportsOn, BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Moda

A moda ganha um summit inédito, no primeiro dia do evento, com alguns dos expoentes do setor. Os nomes incluem a estilista Bella Freud, filha do artista Lucian Freud e bisneta do inventor da psicanálise, Sigmund Freud, conhecida pelo uso lúdico e muitas vezes humorístico da linguagem em suas criações e por levar grandes personalidades para o divã do podcast Fashion Neurosis. Adama Paris, empresária e estilista senegalesa, criou o Dakar Fashion Week e impulsionou a moda africana globalmente; Paulo Borges, fundador do São Paulo Fashion Week; Marie Gomis-Trezise, diretora criativa da Nataal e galerista em Paris; e o estilista e diretor criativo Ib Kamara, editor-chefe da Dazed, nascido em Serra Leoa e radicado em Londres, que faz um trabalho relevante sobre identidade de gênero e beleza africana.

Música

Na música, o Rio2C recebe em palcos distintos artistas de diferentes gerações e estilos. Lulu Santos, Marina Sena, Xamã, Dinho Ouro Preto, Kiko Zambianchi, Valeska Popozuda, Péricles, Belo, Ferrugem, Xande de Pilares, Russo Passapusso, Gabi Amarantos e Criolo são alguns dos nomes que falarão de suas trajetórias e experiências a partir das mais variadas perspectivas.

Lulu Santos. Foto: Divulgação.

Importantes profissionais dos bastidores também marcarão presença no evento. Uma delas é Dustee Jenkings, Chief Public Affairs Officer do Spotify, reconhecida como uma das maiores executivas na área de comunicação e relações públicas do mundo, tendo ocupado cargos como Diretora de Comunicações do Depto de Habitação e Desenvolvimento Urbano no governo George W. Bush. A norte-americana ainda foi listada pela Mashable como uma das 10 mulheres pioneiras nas mudanças na área de comunicação, além de figurar em diversos outros rankings de importantes órgãos e veículos de comunicação.

Shows

Depois do sucesso em 2024, o Rio2C Stage veio para ficar. Um dos principais pontos de encontros para o happy hour, o palco receberá, durante os seis dias de evento, artistas emergentes selecionados por gravadoras e agregadoras, apresentando suas apostas para as diferentes cenas musicais brasileiras. É uma oportunidade única para artistas se apresentarem ao mercado, diante de uma plateia que conta com produtores, editoras, gravadoras, empresários, jornalistas, curadores de festivais e muitos outros.

Audiovisual

O setor audiovisual contará com grandes nomes do cenário nacional e internacional, como a produtora Esther Garcia, que desde 1986 é figura fundamental por trás dos sucessos do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar,como “O quarto ao lado”, “Tudo sobre minha mãe” e “Fale com ela”. Também são destaques o produtor executivo Diego Ramírez e a roteirista Camila Bruges, da produtora colombiana Dynamo, responsável pela elogiada série da NetflixCem anos de solidão”, baseada na obra homônima de Gabriel Garcia Márquez.

Dois dos maiores representantes das gerações que moldaram a televisão brasileira em mais de 60 anos de história, os diretores Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho) e Boninho (José Bonifácio Brasil de Oliveira) estarão juntos no GlobalStage. O palco contará também com a presença da apresentadora Adriane Galisteu e da atriz, roteirista e humorista Lara Santana, detentora de mais de 3,4 milhões de seguidores nas redes sociais e indicada ao TikTok Awards 2024 em duas categorias.

Esporte, Game e eSports

Realizado no formato de Summit até a última edição, os esportes agora ocupam o palco SportsOn, na programação de quarta a domingo, para aprofundar ainda mais as questões que desafiam o setor. Já confirmaram presença, entre outros, a velejadora e bicampeã olímpica Kahena Kunze; o português Antonio Forjaz, CEO da Sportingbet; Aretha Duarte, montanhista e primeira mulher negra latino-americana a alcançar o cume do Everest, e Aline Silva, única brasileira medalhista mundial de wrestling.

O setor de Games traz a apresentadora e criadora Nyvi Estephan; Negrete, da Alob; Rafael Gimenes, da Kings League; Marco La Porta, presidente do COB, e Lincoln Oliveira, CEO da StockCar.

Marcas

Na área de marcas e propaganda, destaque para mulheres em cargos de liderança. Entre elas, Juliana Cury, CMO do Itaú-Unibanco; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário; Beatriz Bottesi, CMO da Meta; Tatiana Ponce, CMO da Natura & Co, na América Latina; Nathalia Garcia, CMO do Bradesco; Alessandra Souza, CMO da Stellantis; Ionah Kochen, CMO da Nestlé; Ana Gabriela Lopes, CMO da IFood, e Manzar Feres, Diretora Geral de Publicidade do Grupo Globo, que dividirão com  o público do Rio2C os desafios e conquistas de suas bem-sucedidas trajetórias profissionais.

Ciência e sustentabilidade

Ciência, meio ambiente e sustentabilidade são temas bastante populares no Rio2C, lotando palestras realizadas em palcos como BrainSpace e Biodom. Nesta edição, destaque para um dos maiores físicos do Brasil e do mundo, o cosmólogo Mario Novello, doutor pela Universidade de Genebra (1972); a economista Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES e ex-ministra do desenvolvimento e assistência social, família e combate à fome no Brasil, e Rosa Alegria, referência internacional e uma das futuristas mais reconhecidas da América Latina. Outro nome de peso é a influenciadora Alice Pataxó. Reconhecida pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo, é também a primeira indígena embaixadora do WWF Brasil.

Trabalho, educação e novas tecnologias

O futuro do trabalho, da educação e das empresas, bem como as novas tecnologias movimentam palcos como Future-U e New Frontier, reunindo profissionais de diferentes formações para pensar o impacto dessas áreas na sociedade. Um deles é Pedro Hartung, diretor de políticas e direitos das crianças e CEO da Fundação Alana, referência na defesa dos direitos digitais das crianças, que trará pautas como a regulamentação das redes sociais, o cyberbullying e a proibição do celular nas escolas do país. Outra voz importante na defesa dos direitos da sociedade em um mundo digitalizado, Patricia Blanco é presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o Educamídia, programa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da educação midiática.

Arquitetura, urbanismo, arte e design

Planejamento urbano, projetos verdes, eficiência energética e cidades inteligentes, assim como a relação das artes e do design com a sociedade, são assuntos discutidos primordialmente no palco Arts&Crafts, que traz este ano profissionais de diversos segmentos, como Luciana Fonseca, diretora do Instituto Cidades Responsivas, a arquiteta e urbanista Gisele de Paula, a historiadora Raquel Barreto, curadora do MAM e o artista plástico e carnavalesco Alberto Pitta, que há 40 anos desenvolve trabalhos de pesquisa e criações artísticas, além de ser um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas.

SUMMITS

O primeiro dia do Rio2C contará com cinco Summits. Este ano, o mercado da moda ganha um espaço exclusivo no Summit Fashion System, em parceria com Olívia Merquior, que reflete o segmento para além do vestuário, promovendo diálogos com cultura, arte, educação e tecnologia.

O Summit Forbes Brands&Co, em parceria com a Forbes, reúne as principais lideranças de marketing e negócios, trazendo os aspectos comportamentais e humanos presentes na jornada dos consumidores e nas carreiras.  Além disso, dá destaque aos nomes em ascensão do ecossistema de marketing e publicidade.

No Summit Creator Economy, a Play9 apresenta um panorama do ecossistema da economia criativa de hoje para projetar o seu futuro. Se as ferramentas tecnológicas estão disponíveis para todos os creators, agências e marcas, construir um futuro diferenciado dentro do mercado está para além da capacidade de dominar a tecnologia, mas principalmente da leitura e antecipação dos cenários em que audiência, criadores, marcas e plataformas estejam em sintonia.

O Summit Game+ faz uma imersão no universo dos games e esports, explorando suas múltiplas conexões sob diferentes perspectivas. O evento reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas e grandes marcas. Além de debates e insights sobre as tendências do setor, o Game+ oferece networking estratégico e trocas enriquecedoras com os principais players da indústria.

O FAST Summit vai mostrar como o FAST está reconfigurando o mercado, abrindo novas fontes de receita e desafiando modelos tradicionais. O novo jeito de consumir TV, o FAST (Free Ad-Supported Streaming TV) já é uma realidade e está no centro dessa revolução. Com um modelo baseado em conteúdo gratuito financiado por anúncios, o formato cresce em escala global, conquistando audiências, criadores e anunciantes, além de redefinir as regras do jogo. Especialistas vão revelar os bastidores desse crescimento explosivo e explorar os três pilares que sustentam essa transformação: tecnologia, monetização e audiência.

Coroando a programação do dia de abertura do Rio2C, a Globo traz para o evento um Summit exclusivo para celebrar a indústria audiovisual brasileira e comemorar seu aniversário de 100 anos.

MERCADO

Um dos pilares do Rio2C, o Mercado movimenta centenas de milhões de reais a cada ano, fomentando de forma expressiva a indústria criativa brasileira e a economia da cidade ao realizar negócios e desenvolver conteúdos que impactam diretamente a cadeia produtiva, abrindo postos de trabalho e criando oportunidades para os setores audiovisual, editorial, musical e de games. Somente nesta edição serão 483 executivos, players e investidores, 1.072 projetos inscritos nos pitchings e 1.075 projetos nas rodadas de negócios. Para completar, serão abertas em breve novas oportunidades como mentoria, masterclasses e workshops, além de um novo pitching para influenciadores.

Rodadas de Negócios

As rodadas de negócios impulsionam a indústria criativa com reuniões exclusivas para a apresentação de projetos aos maiores players globais. Mais de mil profissionais do mercado audiovisual, editorial, musical e de startups participam desses encontros. Além disso, uma plataforma exclusiva de matchmaking, o My Rio2C, facilita o agendamento de reuniões, o monitoramento de submissões de projetos, a compra de ingressos, a gestão da rede de networking e o acesso a um banco de dados de talentos.

Pitchings

Nesta modalidade, produtores, realizadores, criadores, artistas e escritores defendem projetos em formato depitching perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores, investidores e executivos do mundo inteiro.

  • Pitching Industry: oferece aos produtores a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca especializada e a uma plateia de profissionais do mercado audiovisual. Os projetos selecionados participam de sessões presenciais durante o evento, recebendo treinamento prévio para aprimorar suas apresentações.
  • Pitching Talent: conecta criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, que podem ser pessoa física ou jurídica, terão a oportunidade de apresentar suas ideias originais para produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras, canais de TV e outros), com projetos voltados a podcast, doc factual, ficção e animação.
  • Pitching de Startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É focado em 3 verticais: audiovisual e games, música e entretenimento e marketing.
  • PitchingShow – o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina e reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.
  • Pitching Editorial: com o Rio recebendo o título de Capital Mundial do Livro em 2025, o Rio2C reforça suas ações com o Pitching Editorial, que visa a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

Meetups

Incorporados à programação do Rio2C em 2024, os Meetups estreitam ainda mais as relações entre os diferentes segmentos ao promover encontros de 20 minutos entre executivos da indústria da música, do audiovisual, de games e marketing/marcas. Haverá ainda outros encontros em formatos variados como One-to-many, 30-min-with, Think Thank, mentorias, workshops e masterclasses.

PRÊMIOS

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.

 FESTIVAL

No fim de semana, o evento abre as portas para o futuro profissional da indústria criativa e realiza a aproximação de novos talentos com executivos do mercado através de workshops, paineis, masterclasses e diferentes dinâmicas. O Festival traz temas e nomes relevantes, como Hugo Gloss, Foquinha e Leão Lobo, quefalamsobre como o jornalismo de celebridades se reinventa em um mundo onde a informação se molda à velocidade dos likes. Bruno Gagliasso e Leandra Leal contam como usam a arte como ponte de transformação da sociedade. Bianca Comparato e Raphael Montes mostram como construir grandes vilões, enquanto a narradora Natalia Lara oferece um workshop de narração esportiva.

Os palcos contam com uma ampla programação com a presença de atletas, influenciadores, executivos, CMOs, gamers e biólogos, além de profissionais de RH, sustentabilidade e outros segmentos. Experiências de marcas com games, realidade virtual e aumentada, shows de música e iniciativas voltadas ao mapeamento e impulsionamento de novos talentos estão entre os outros atrativos do fim de semana.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS