RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Trump assina decreto que impõe tarifa de 50% ao Brasil, mas com exceções

Donald Trump assinou nesta quarta-feira (30), o decreto executivo que eleva em 40 pontos percentuais a tarifa sobre importações brasileiras, chegando a 50 %. A medida, baseada na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) de 1977, foi justificada pela Casa Branca como resposta a políticas brasileiras consideradas ameaça à segurança, à economia e à liberdade de expressão nos EUA.

A ordem também sancionou o ministro do STF Alexandre de Moraes sob a Lei Magnitsky, congelando ativos e restringindo visto. Diversos setores brasileiros, como café e carne, foram incluídos na tarifa, mas produtos como suco de laranja, aeronaves da Embraer, fertilizantes e energia receberam isenções específicas.

Autoridades brasileiras classificaram a medida como chantagem política e se comprometeram a recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC), além de estudar retaliações econômicas e tarifárias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não será tutelado e está disposto a negociar como país soberano, enquanto analistas apontam que o “tarifaço” eleva tensões dentro do bloco dos BRICS e pode abalar o comércio global.

A escalada comercial também gerou reação internacional e opiniões críticas. Um editorial da Times Union sustenta que a decisão de Trump é movida por alianças políticas pessoais, com impacto negativo para consumidores e empresas americanas. Especialistas alertam que a escalada de tarifas no segundo governo Trump já ameaça a estabilidade econômica global, e o Brasil promete resistir às pressões.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS