RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Tudo sobre Thaíde no dia do seu aniversário 

Hoje, celebramos o aniversário de Altair Gonçalves – ou Thaíde, como o Brasil inteiro conhece – e nada melhor do que revisitar sua trajetória nesta data especial.

Desde a periferia da Zona Sul paulistana, onde começou sua carreira, passando pelas origens do hip-hop brasileiro, até sua atuação como apresentador, ator e voz influente na cultura urbana.

Infância e adolescência: berço da cultura hip-hop

Nascido no dia 5 de novembro de 1967, na Vila Missionária, periferia da Zona Sul de São Paulo, Thaíde cresceu ouvindo de tudo: sambas de malandragem, forrós, música brega, além de soul music e grupos norte-americanos como Commodores e The Temptations

Em meados dos anos 80, já dançava break-dance e ajudou na fundação de grupos de dança como Panteras Negras, Dragon Breakers e Back Spin, tendo como palco de experimentação a Rua 24 de Maio e a Estação São Bento, no centro de São Paulo 

Esse contexto é fundamental: Thaíde se formou como artistas em um momento em que a cultura hip-hop ainda era nascente no Brasil: a dança, o scratch, o grafite e a rima começavam a ganhar corpo no país. E ele estava ali, de improviso, “batendo lata” de lixo como percussão e rimando nos bailes da periferia.

A dupla que marcou o rap nacional: Thaíde & DJ Hum

A parceria com DJ Hum – também rapper, DJ e produtor musical brasileirodespontou como um divisor de águas. A dupla foi o primeiro nome do rap brasileiro a gravar em um álbum, tendo participado, em 1988, da coletânea “Hip-Hop Cultura de Rua”, com a faixa “Corpo Fechado” (composição de Thaíde em parceria com Marcos Telesphoro).

O álbum de estreia da dupla, “Pergunte a Quem Conhece” de 1989, contou com produção de Nasi e André Jung, então integrantes da banda Ira!”, e apresentou canções como “Consciência”, “(Cláudio) Eu Tive Um Sonho” e “Minha Mina”, todas composições de Thaíde e sucessos nacionais.

Em 1990 veio o segundo álbum, “Hip Hop na Veia”, e antes mesmo dele ser lançado, a atuação de Thaíde & DJ Hum já havia garantido um lugar histórico no hip-hop nacional.

Em 1992, a dupla lançou “Humildade e Coragem São Nossas Armas para Lutar”, no selo independente TNT, e em 1996, o álbum “Preste Atenção”, que trouxe o hit “Senhor Tempo Bom”, canção que traz a retrospectiva da infância e adolescência de Thaíde, bem como da música negra no Brasil nos anos 70 e 80. 

Vieram mais alguns álbuns até que, em 2000, a dupla lançou o álbum “Assim Caminha a Humanidade” e logo em seguida, em 2001, encerrou oficialmente a parceria.

Carreira solo e transição para outras mídias

Após o fim da dupla, Thaíde ampliou atuação: em 2002, integrou a banda Edição Especial, que misturava funk, soul, jazz e rap. Em 2004, publicou o livro “Pergunte a Quem Conhece: Thaíde”, escrito em parceria com o jornalista César Alves, que traz sua trajetória.

No cinema e na TV, também marcou a sua: em 2006, interpretou o personagem Marcelo Diamante no seriado “Antônia”, de Tata Amaral. Na televisão, apresentou programas como: “Yo! MTV Raps” (2000); “Manos e Minas”, na TV Cultura (2009) e “A Liga”, na Rede Bandeirantes (2010). E no rádio, comandou também o programa “Metro Black” da Rádio Metropolitana.

Como artista solo, Thaíde lançou os álbuns: “Caboclinho Comum” (2005); “Thaíde Apenas” (2007)-que trouxe o grande sucesso “Pra Cima” (parceria com DJ Dri); e o EP “Malandragem é Viver!” (2014).

Depois, em 2017, veio o álbum “Vamo que Vamo Que o Som não Pode Parar”; em 2023 o EP “Black Brasa”; e, agora em 2025, seu último lançamento: “Corpo Fechado, Mente Aberta”, com 13 faixas.

Thaíde é considerado um dos expoentes da velha-escola do hip-hop brasileiro, ao lado de nomes como Racionais MC’s. Ele ajudou a legitimar o rap como expressão cultural no Brasil, não apenas como estilo musical, mas como manifestação urbana de periferia, de movimento e de luta. 

Celebrar Thaíde é celebrar um artista com uma importância significativa para a nossa cultura e que segue ativo, influenciando gerações com sua rima, postura e sua trajetória.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS