Um estudante de medicina, de 21 anos, foi preso em flagrante na manhã de terça-feira (1) por adulterar a placa do carro que dirigia em Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas. O jovem, morador da cidade de Araras, foi identificado após o sistema de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), conhecido como Muralha Digital, detectar irregularidades na placa do veículo.
O carro, um Peugeot preto, passou pela Rodovia Von Zuben – via que liga Valinhos a Campinas – e foi imediatamente sinalizado pelo Centro de Operações e Inteligência (COI) da cidade. A adulteração consistia na modificação do número “0” para “8” na placa do automóvel.
Agentes da GCM conseguiram localizar o veículo no bairro Jardim Paraíso, onde abordaram o condutor. Durante a abordagem, o estudante confessou que ele mesmo fez a alteração na placa.
Diante da confissão e da comprovação do crime, o jovem foi levado à Delegacia da Polícia Civil de Valinhos. A prisão em flagrante foi ratificada, e ele foi indiciado por adulteração de sinal identificador de veículo, um crime inafiançável.
Após os procedimentos legais, o estudante foi encaminhado à cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas, onde permanece à disposição da Justiça. Segundo as autoridades, ele não possuía antecedentes criminais.