Famílias são retiradas do Morro do Fórum em Ubatuba e levadas para abrigo

Famílias são retiradas do Morro do Fórum em Ubatuba e levadas para abrigo
(Foto: arquivo pessoal)

A operação de desocupação e demolição de casas no Morro do Fórum em Ubatuba começou nesta terça-feira (28), por determinação da Justiça. No total, 173 famílias começaram a desocupar as casas que ficam na área considerada de alto risco pela Defesa Civil.

Leia mais notícias da região aqui

Os moradores do local estão sendo abrigados temporariamente no Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão, no bairro Umuarama. Portanto, as atividades esportivas que utilizam o espaço, como vôlei e basquete, estão temporariamente suspensas até a liberação do ginásio.

O repórter Pedro Coralia foi até Ubatuba para entender a situação das famílias que deixaram o Morro do Fórum. Assista no programa Hora do Vale desta terça-feira (28):

A operação para desocupar o Morro do Fórum continua até as 18h e, depois, será retomada por volta das 7h de quarta-feira (29). O previsão para finalizar a operação é nesta quinta-feira (30).

Abrigados no Tubão

Segundo a Prefeitura de Ubatuba, 89 adultos e 38 crianças de 50 famílias diferentes, já foram abrigadas no Tubão, até a tarde de hoje (28). Os abrigados têm acesso à alimentação completa e estrutura para alojamento até que as pessoas encontrem uma nova moradia.

A Prefeitura informou ainda que nos próximos dias vai disponibilizar transporte para levar e trazer as crianças e os adolescentes até as escolas.

Auxílio

De acordo com a Prefeitura, uma avaliação social está sendo feita para disponibilizar auxílio moradia, no valor de até um salário mínimo, às famílias que se enquadrarem no projeto social pelo período de até 12 meses.

Demolição e limpeza

Até o momento, cerca de 50 construções irregulares já foram demolidas, de uma média de 170. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, todo o material da demolição recolhido no local está sendo encaminhado para o pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (Emdurb).

Após a limpeza da área, a Secretaria de Meio Ambiente fará o reflorestamento do morro, com a recuperação ambiental do espaço.

*Texto de Bianca Martins com supervisão de Julia Lopes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS