Fraga: “PF faz show midiático em Mossoró”

0

Em entrevista à Novabrasil FM nesta terça-feira (19), o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF), que preside a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, criticou a estratégia do governo Lula na tentativa de capturar dois criminosos de facção criminosa que fugiram há mais de um mês do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN).

Para Fraga, a situação é “decepcionante”. “Esse show midiático que a PF faz, juntamente com a PRF, não vai adiantar nada”, disse o parlamentar, destacando o papel das Polícias Militar e Civil na captura de presos.

O deputado adiantou que a comissão vai convidar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a dar explicações sobre a fuga. Na primeira reunião do colegiado, Fraga conseguiu conter os pares, que queriam aprovar de imediato um pedido de convocação do ministro.

“Faço questão de dizer que houve facilitação nessa fuga, sem falar nas negligências. Você esquecer um alicate no pátio de um presídio de segurança máxima é uma coisa inédita. Não tem como não ter dito a participação de alguém do presídio”, comentou.

No entender de Fraga, Lewandowski, que assumiu o cargo na Esplanada dias antes da fuga, precisa apontar os culpados. “É bem verdade que o ministro estava com seis dias de gestão. Não é razoável você querer culpar o ministro por essa fuga. Mas ele tem que apresentar culpados dentro do presídio”, concluiu.

Outros temas

Na entrevista à Novabrasil, Alberto Fraga também defendeu mudanças na legislação penal. “A população sofre demais com excesso de benefícios concedidos aos presos. Não dá para continuar mais com tanto marginal na rua. Você deve dar chance ao detento de se recuperar, mas do jeito que estão as coisas não tem como perdurar”, disse.

Fraga falou, ainda, entre outros temas, sobre o projeto que tenta inibir as chamadas “saidinhas”, o avanço das facções e o modelo adotado em El Salvador para sufocar o crime organizado.

Assista à íntegra da coluna Conexão Brasília que foi ao ar em 19 de março no Nova Manhã, para os ouvintes da Novabrasil FM em todo o país (a coluna vai ao ar às 7h, de segunda a sexta).