Um homem com sinais de embriaguez furtou uma van do SAMU de Guarujá e depois provocou um acidente na passarela da Avenida Santos Dumont, nesta quarta-feira (21). Ele ficou ferido e acabou sendo detido.
De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu no Jardim Monteiro da Cruz, no Distrito de Vicente de Carvalho. A viatura estava estacionada na Rua Manoel da Costa Laranjeira, realizando um atendimento para uma mulher que passou mal. Os socorristas saíram para buscar a cadeira, quando o homem embriagado apareceu e furtou o veículo.
Após a fuga, ele acabou batendo contra a passarela de pedestres na Avenida Santos Dumont. Uma pessoa que passou pelo local viu a cena e conseguiu deter o acusado. Ele estava machucado e acabou sendo preso pela Polícia Militar.
O acusado ainda foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária, para ser atendido e depois foi levado para a Delegacia Sede, onde foi preso. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o homem de 26 anos foi preso em flagrante e indiciado por furto a veículo e dano.
Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Guarujá respondeu que o caso aconteceu por volta das 3h30 da madrugada desta quarta-feira (21), quando houve o furto. Dois profissionais atuavam na equipe do SAMU: um técnico de enfermagem e um condutor. Nenhum outro item foi furtado.
Ainda de acordo com a prefeitura, o acusado retornou à casa do paciente, com uma garrafa de vinho na mão, comemorando que havia vários produtos hospitalares no veículo. A intenção do homem era buscar uma bicicleta que foi esquecida após o furto do veículo. No entanto, ele acabou contido por moradores até a chegada da polícia, que o deteve.
Ele foi preso em flagrante e também indiciado por furto e dano ao patrimônio público. O homem já possuía passagem por tráfico de drogas.
A Prefeitura de Guarujá também informou que o SAMU precisou acionar outra ambulância, encaminhando o paciente para uma unidade de saúde. O veículo furtado ficou bastante danificado e está em manutenção, sem previsão de conclusão dos serviços.
No momento, o SAMU opera com uma ambulância avançada e outras três básicas. A Prefeitura lamenta o ocorrido e enfatiza que situações como essa prejudicam o atendimento prestado à toda população.