A gripe aviária segue gerando preocupação para as autoridades de saúde. Dados do Ministério da Saúde atualizados nesta quarta-feira (20/09) apontam que o Brasil soma 105 casos confirmados. Deste total, 42 estão no Estado de São Paulo e 24 das ocorrências são da Baixada Santista.
A Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA) ressalta que até o momento, não há registros de contaminação em humanos. Além disso, o órgão orienta que a população não tente manipular aves mortas ou com sintomas e que em casos de suspeitas, acione as autoridades competentes.
O órgão ainda ressalta que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pede para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos.
A médica infectologista Elizabeth Dotti, contou ao THMais, sobre o que é a doença. “É uma gripe que ataca as aves e os sintomas são parecidos com os dos seres humanos. As chances de contração da doença entre o ser humano e a ave é muito difícil e raro”.
Ela também recomenda medidas protetivas para que a contaminação não ocorra. “Muita gente gosta de salvar um animal, que está caído ou doente. Só que é necessário todo tipo de cuidado na manipulação da ave. É necessário usar a luva, não tocar na secreção. Embora o fundamental seja acionar uma equipe especializada em resgate de animais.”
Mais detalhes, no vídeo acima.