A cantora e compositora Céu é a convidada da semana do Vozes da Vez. Amigas de longa data, Fabiane e Céu falaram sobre o álbum mais recente da artista, Um Gosto de Sol, cuja produção foi feita durante a pandemia.
Mesclando influências da MPB, do samba, do reggae, do hip-hop, do jazz, do afrobeat e do R&B em seu trabalho, Céu é uma das mais importantes artistas da música brasileira da sua geração.
Filha de Edgard Poças, maestro e compositor brasileiro, e da artista plástica, Maria Carolina Whitaker, Céu entrou em contato com a música ainda muito jovem.
A artista vivia em Nova York em 1998, quando escreveu sua primeira canção. Dividia o tempo entre o curso de música, motivo que a havia levado para fora do Brasil, e as funções de faxineira, chapeleira, garçonete e outros trabalhos que pagavam o aluguel na nova cidade. Até ali, sua relação com a música estava de todo associada ao ofício de intérprete.
A artista surgiu no cenário nacional em 2005, com a estreia do seu primeiro disco, autointitulado Céu, em que ela é coautora de 12 das 15 faixas. O álbum lhe rendeu reconhecimento nacional e internacional, tendo sido uma das primeiras brasileiras a ser indicada ao Grammy Awards, na categoria Melhor Álbum de World Music Contemporânea, em 2007.
Atualmente, a discografia de Céu já conta com 6 álbuns. O sétimo, Um Gosto de Sol, é o primeiro em que a artista se coloca apenas como intérprete, celebrando nomes como Milton Nascimento, Rita Lee e Alcione.
“Acho que eu cantar quem eu amo, fala mais um pouquinho sobre a minha unidade.” diz Céu sobre álbum ‘Um Gosto de Sol’
Após cinco trabalhos autorais, Um Gosto de Sol é um disco em que Céu deixa claro que além de uma compositora afiada também é uma grande intérprete. Produzido por Pupillo, marido da cantora, o álbum é resultado do impacto da pandemia na vida da artista.
Céu foi uma das pioneiras em receber a chancela “artista da nova MPB” há quase duas décadas. Desde então vem criando universos a cada disco e nos apresentando mosaicos musicais complexos e irresistíveis. No papo, Céu também fala sobre ser influência para a novíssima geração como Rachel Reis e Marina Sena.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vozes da Vez’
Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.
Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.
Confira a playlist oficial do programa: