Neste sábado, dia 24 de junho, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta o concerto “Viva São João”, na Concha Acústica do Taquaral, às 18h. O evento terá convidados especiais e um repertório de sucessos populares. A entrada é solidária, e a Prefeitura pede a doação de 1kg de alimento não perecível, que será arrecadado pelo Banco de Alimentos da Ceasa. Com regência do maestro da Sinfônica, Carlos Prazeres, a apresentação terá participação especial de Amelinha, cantora consagrada como grande intérprete da música popular brasileira; da cantora Aiace, uma das revelações musicais nos últimos tempos; e o sanfoneiro, cantor e arranjador musical Marcelo Caldi.
De acordo com o maestro, é um sonho antigo da orquestra celebrar e dialogar com as festas populares. “E este ano, estamos realizando o projeto ‘São João Sinfônico’, com repertório formado por sucessos juninos”, afirma. O programa, portanto, será dedicado às músicas de compositores consagrados como Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Sivuca, Zé Ramalho. Na lista das obras que serão interpretadas estão clássicos como “Eu só Quero um Xodó”, “Asa Branca”, “Frevo Mulher”, “Foi Deus quem fez você” e “Feira de Mangaio”.
A cantora e compositora brasileira Amelinha iniciou sua carreira na década de 1970 e é consagrada como grande intérprete da música popular brasileira. O seu repertório destaca-se pela versatilidade e é influenciada pelas manifestações folclóricas nordestinas, como pastoris e reisados, e perpassa a música nacional e internacional popular. É conhecida pelos sucessos “Foi Deus quem fez você”, “Frevo Mulher”, “Mulher Nova Bonita e Carinhosa”, entre outros.
Já Aiace integra a nova geração de “cantautoras” baianas. Formada em canto popular pela Universidade Federal da Bahia, integra o grupo Sertanília. Em 2017, lançou seu primeiro disco solo: “Dentro Ali”. Já em 2018, a artista foi selecionada para apresentar dois ‘showcases’, um na Feira Internacional de Música do Sul, em Curitiba; e o outro no Música Mundo, em Minas Gerais, sendo a única representante da Bahia no line-up de ambas as feiras. Solo, Aiace apresenta uma linguagem contemporânea, utilizando elementos da música popular brasileira, jazz e elementos do universo pop e rock, mas sem esquecer as raízes ancestrais afro-baianas. E Marcelo Caldi é compositor, sanfoneiro, pianista, arranjador, orquestrador e cantor brasileiro. Em doze anos de carreira, participou de shows e gravações ao lado dos maiores nomes da música como Chico Buarque, Elza Soares, Simone, Zeca Pagodinho, Geraldo Azevedo, Léo Gandelman, entre muitos outros.